Últimas Notícias

#32 Como usuários de saúde pública interagem com informações de saúde online?

Entrevista com Dr. Bruno Tirotti Saragiotto


Portaria Crefito-3 estabelece as diretrizes para atuação dos terapeutas ocupacionais no contexto hospitalar

Documento destaca importância da assistência terapêutica ocupacional por no mínimo 12 horas/dia.


Fiscalização noturna do Crefito-3 denuncia irregularidades na assistência fisioterapêutica no Hospital de Clínicas Antônio Afonso de Jacareí


Homenagem ao Dr. Reginaldo Antolin Bonatti (1963-2018)

Em 2023 o Crefito-3 celebrou o legado do Dr. Reginaldo ao conceder seu nome à primeira unidade administrativa da Capital, no bairro de Santana.


Crefito-3 EDUCA #43 “Como identificar os sinais de Disfunção de Integração Sensorial e seus impactos no cotidiano da criança”


Coffito atualiza valor do Coeficiente de Valoração (CV) para precificação de procedimentos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em 2024

O CV é o parâmetro para definir os valores do referencial nacional de remuneração dos procedimentos fisioterapêuticos (RBPF) e terapêutico ocupacionais (RNHTO). O valor da CV em 2024 é R$ 0,79


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 27/01/2023

RESUMO DA SEMANA 22 A 28 DE JANEIRO DE 2023

Nesta edição do Resumo da Semana, de 22 a 28 de janeiro, você vai conferir sobre a retificação do Edital de Concurso em São Vicente; detalhes sobre a Matriz de Competências para os Programas de Residência Uniprofissional em Fisioterapia Dermatofuncional; o Fórum Regional do Crefito-3 na região do DRS-III - ARARAQUARA e muito mais! 


PREFEITURA DE SÃO VICENTE RETIFICA EDITAL APÓS NOTIFICAÇÃO DO CREFITO-3


A Prefeitura Municipal de São Vicente retificou, no dia 25 de janeiro, o edital de concurso público n° 02/2023 que apresentava vagas para terapeutas ocupacionais (cadastro reserva) em desacordo com a Lei das 30 horas. 


Devido à negativa da retificação voluntária, o Crefito-3 ingressou com ação na Justiça. No entanto, a Prefeitura procedeu com a retificação e, assim, foi solicitada a extinção do processo pelo Crefito-3. 



APROVADA MATRIZ DE COMPETÊNCIAS PARA PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL


A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) publicou a Resolução nº 5/2022, que define a Matriz de Competências para os Programas de Residência Uniprofissional em Fisioterapia Dermatofuncional.


A Matriz define, a cada ano da Residência - que deve ter duração de três anos - as competências que deverão estar desenvolvidas no fisioterapeuta residente.


Para mais informações sobre a Resolução CNRMS nº 5/2022, leia a notícia completa no site do Crefito-3.



PUBLICADO EDITAL PARA ACESSO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO DO HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS DA USP


Já está disponível o edital para acesso ao Programa de Pós-Graduação (mestrado, doutorado e doutorado direto) em Ciências da Reabilitação do Programa de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC).


São oferecidas 30 vagas, sendo 20 vagas para o Curso de Mestrado e 10 vagas para o Curso de Doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração: Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas.


O edital contempla ações afirmativas para pessoas com anomalias craniofaciais, pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, trans e pessoas com deficiência.


As inscrições deverão ser realizadas online até às 17h do dia 30 de de janeiro de 2023. Toda a documentação relativa à inscrição no processo deverá ser entregue online.


Informações adicionais devem ser solicitadas diretamente ao Programa de Pós-Graduação, pelo e-mail secpghrac@usp.br


Clique aqui e acesse o edital completo.




FÓRUM REGIONAL DO CREFITO-3 - DRS-III - ARARAQUARA 


No dia 28 de janeiro, das 9h às 18 horas, o Paço Municipal de São Carlos irá receber o Fórum Regional do Crefito-3 - DRS-III - Araraquara. O evento irá debater temas como a Fisioterapia na apneia do sono; passos para empreender na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional com sucesso; contribuições da Terapia Ocupacional Social, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE),  CBDF - Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos entre outros assuntos relevantes para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O encontro tem por objetivo promover a exação profissional, a conexão e a reaproximação do Crefito-3 com os profissionais da região.


CREFITO-3 NA ESTRADA VISITOU OS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE ARARAQUARA

Entre os dias 25 e 27 de janeiro, o projeto “Crefito-3 na Estrada” inicia uma nova etapa. A primeira ação de 2023 ocorreu nos municípios abrangidos pelo Departamento Regional de Saúde III (DRS-III), que tem sede em Araraquara.


Nos três dias de presença dos representantes do Crefito-3 na região, foram visitados estabelecimentos, entre clínicas e consultórios, serviços públicos/filantrópicos e privados.

Os agentes do Conselho visitaram os municípios da região de Araraquara: Borborema, Ibitinga, Itápolis, Nova Europa, Tabatinga, Cândido Rodrigues, Dobrada, Matão, Santa Ernestina, Taquaritinga, Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Motuca, Rincão, Santa Lúcia, Trabiju, Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito e São Carlos.


[CREFITO CAST] - EPISÓDIO #012 PODCAST MOMENTO CIÊNCIA


Neste episódio do Momento Ciência do Crefito-3, conversamos com a fisioterapeuta Profa. Dra. Adriana Lunardi, Doutora em Ciências e Mestre em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP, e especialista em Terapia Intensiva pelo HC-FMUSP.


Dra. Adriana apresenta o artigoPhysiotherapist advice to older inpatients about the importance of staying physically active during hospitalisation reduces sedentary time, increases daily steps and preserves mobility: a randomised trial, de sua autoria e de colaboradores que aborda a importância de Fisioterapeutas manterem ativos os paciente idosos durante a internação.


Clique aqui e assista ao episódio.


[PESQUISA] APLICABILIDADE DA ESTRUTURA CONCEITUAL DA CIF NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA DE INDIVÍDUOS COM APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO


Dr. Jefferson Nascimento, mestrando do programa de pós-graduação em Fisioterapia e Funcionalidade da Universidade Federal do Ceará, está coletando dados para sua pesquisa intitulada ‘’Aplicabilidade da estrutura conceitual da CIF na avaliação fisioterapêutica de indivíduos com apneia obstrutiva do sono”.


Trata-se de um estudo que objetiva identificar a prática de avaliação fisioterapêutica no contexto da AOS e correlacionar com a estrutura teórico conceitual do modelo biopsicossocial que avalia a funcionalidade, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


O pesquisador solicita a participação de fisioterapeutas que atuam com pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono para entender os processos de avaliação desta população e como a funcionalidade, por meio da CIF, está inserida neste contexto.


Clique aqui e colabore com a pesquisa.