Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 10/04/2024

Projeto de Lei do piso salarial foi aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados

Durante a sessão de votação, o Crefito-3 esteve representado pelos membros da Comissão de Assuntos Parlamentares

O projeto de lei (PL) nº 988/2015, que estabelece o piso salarial para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, foi aprovado pelos deputados da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 10 de abril de 2024. 


A aprovação nesta etapa da tramitação ocorreu após a aprovação pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados em agosto de 2023.


A relatoria do PL nessa Comissão foi atribuída ao deputado federal pernambucano Túlio Gadelha, que defendeu o direito ao piso salarial para profissionais de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. “Aprovar o piso para as categorias é um ato de reparação histórica aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais”, definiu o deputado.


Membros da Comissão de Assuntos Parlamentares do Crefito-3 acompanharam todo o processo de tramitação do PL nessa Comissão, mantendo contato com os deputados membros. Na sessão do dia 9 de abril, acompanharam a votação as conselheiras do Crefito-3 Dra. Renata Mazetti, Dra. Fernanda Leandro Ribeiro, e o delegado Dr. Afraades de Melo Braga.


PL tem tramitação bi-cameral


O PL nº 988/2015 dá continuidade ao processo de tramitação iniciado no Senado Federal, onde o PL 1.731/2021 já foi aprovado. A tramitação do PL do piso ocorre na modalidade bi-cameral, ou seja, deve tramitar no Senado e na Câmara dos Deputados.


A partir da aprovação na Comissão de Trabalho, a tramitação do PL seguirá para avaliação na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). 


Caso aprovado nessas próximas Comissões da Câmara, sem emendas, o PL segue para sanção presidencial.


CAP do Crefito-3 acompanha tramitação


Os coordenadores da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do Crefito-3 acompanham de perto a tramitação do PL e mantêm contato regular com os deputados membros das Comissões por onde tramita o PL. Essa interação visa assegurar que os interesses dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais sejam adequadamente representados durante a análise do projeto.