Últimas Notícias

CREFITO-3 EDUCA #89: Inovação em Saúde: Gameterapia e Realidade Virtual no Contexto Hospitalar


Crefito-3 prestigia profissionais com solenidade de entrega da Documentação Profissional

Cerimônia será realizada em 19 de julho; participação exige inscrição prévia


Câmara aprova PL que garante o acesso da pessoa idosa ao tratamento fisioterapêutico e terapêutico ocupacional no SUS


Reconhecimento da Especialidade de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares

Em 8 de julho de 2013, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconheceu e disciplinou a Especialidade de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares.


Sede e Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento no dia 9 de julho


CREFITO-3 firma Termo de Cooperação Técnica com o município de Tanabi (SP) para fortalecer a assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O CREFITO-3 recebeu o secretário municipal de Saúde de Tanabi (SP), Lucas Tadeu Pereira Michelini, para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. O documento foi formalizado pelo presidente do Conselho, Dr. Raphael Ferris.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 31/07/2024

Cidade de São Paulo institui o Dia dos Profissionais de Fisioterapia e da Terapia Ocupacional

Reconhecimento oficial representa oportunidades de valorização e crescimento para as profissões

A cidade de São Paulo recentemente instituiu o Dia dos Profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no calendário oficial de eventos municipais. A Lei nº 18.166, aprovada em 24 de julho de 2024, é derivada de projeto de lei do Vereador Marcelo Messias (MDB-SP), reconhecendo a importância dos profissionais para a saúde pública.


A redação do projeto de lei contou com o apoio da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do Crefito-3, representada pela conselheira Dra. Renata Mazetti e pelo delegado Dr. Selmo Mendes. Após diversas reuniões e debates, o projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo e a lei foi sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes.


Mais do que uma data simbólica


Ter uma data comemorativa oficial no calendário de eventos de São Paulo não representa apenas o reconhecimento simbólico da importância dos profissionais, mas, principalmente, traz vantagens e possibilidades, como celebrações e eventos, palestras, workshops e campanhas de conscientização que podem educar o público sobre os benefícios da fisioterapia e da terapia ocupacional. Além disso, a data comemorativa pode engajar a comunidade, promovendo iniciativas como feiras de saúde e ampliando a divulgação das especialidades.


Outra possibilidade é que a data se transforme em plataforma para discutir políticas públicas e condições de trabalho. Conferências, seminários e mesas-redondas podem ser organizados para desenvolver novas legislações e marcos regulatórios, fortalecendo as profissões.


Oportunidade para o fortalecimento das profissões


A celebração anual do 13 de outubro em São Paulo reforça a identidade dos profissionais e a cidade não só reconhece a importância dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, como também abre oportunidades para promover avanços nas profissões e aumentar a conscientização da sociedade.