Últimas Notícias

Coffito atende à solicitação do Crefito-3 e valor da anuidade permanece congelado em 2025

Conquista! Isenção da Anuidade PF para “Sócio” de Sociedades Limitadas Unipessoais (SLU) ou Empresas Individuais (EI), mediante envio de requerimento até 20 de janeiro


Profissionais da Saúde que atuam como Pessoa Física deverão emitir recibos por meio do “Receita Saúde”, em 2025

A Receita Federal determinou que, a partir de 2025, profissionais de saúde que atuam como pessoa física serão obrigados a emitir recibos por meio do “Receita Saúde”, um sistema de emissão e controle de recibos desenvolvido pela Receita Federal.


Crefito-3 Informa Recesso de Fim de Ano


Lei aprovada no Guarujá valoriza a atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Lei destaca o dia 13 de outubro para homenagear profissionais e realizar eventos que valorizem as profissões


Coffito Concede Isenção da Anuidade PF para Empresas Registradas como SLU

O Conselho Federal atendeu ao pedido do Crefito-3, promovendo uma conquista histórica para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais empreendedores.


ANS firma parceria para consolidar modelos de remuneração baseados em valor na saúde

CREFITO-3, COFFITO, CREFITO-4 E IBRAVS participaram de Acordo de Cooperação Técnica que busca induzir modelos de remuneração baseados em valor.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 20/12/2024

Profissionais da Saúde que atuam como Pessoa Física deverão emitir recibos por meio do “Receita Saúde”, em 2025

A Receita Federal determinou que, a partir de 2025, profissionais de saúde que atuam como pessoa física serão obrigados a emitir recibos por meio do “Receita Saúde”, um sistema de emissão e controle de recibos desenvolvido pela Receita Federal.

A partir de 1º de janeiro de 2025, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e demais profissionais da saúde que atuam como Pessoa Física deverão emitir recibos por meio da plataforma “Receita Saúde”, um sistema de emissão e controle de recibos desenvolvido pela Receita Federal. Além de facilitar a emissão de recibos de saúde, o sistema visa reduzir o número de declarações em malha fina, aumentar a transparência digital e combater a sonegação fiscal, já que a plataforma permite que os profissionais cadastrem os dados dos serviços realizados para os pacientes, gerem recibos digitais ligados à base de informações do Imposto de Renda e tenham, assim, maior controle sobre suas finanças. 


De acordo com o Ministério da Fazenda (MF), o Receita Saúde facilita também a gestão dos serviços desses profissionais, além de ajudar no preenchimento automático das informações fiscais dos pacientes na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). 

O que é o Receita Saúde?

O Receita Saúde é um serviço digital presente no aplicativo da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil - App Receita Federal, disponível para dispositivos móveis, que permite a emissão de recibos de serviços de saúde por profissional de saúde pessoa física com registro em situação regular perante o respectivo conselho profissional.


Onde encontro o Receita Saúde?

O Receita Saúde é uma funcionalidade do aplicativo da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil - App Receita Federal, disponível para dispositivos móveis IOS e Android e que pode ser baixado nas lojas de aplicativos.


Em que momento deve ser emitido o recibo?

O recibo deve ser emitido no momento do pagamento da prestação do serviço. Caso haja mais de um pagamento relativo a uma mesma prestação de serviços, deverá ser emitido um recibo para cada pagamento realizado.



Como utilizar o Receita Saúde?


Siga o passo a passo:


1. No seu celular ou tablet, procure por “Receita Federal” na App Store ou Google Play;

2. Entre com a sua conta .gov (ouro ou prata);

3. Acesse “Receita Saúde”.


A plataforma Receita Saúde está dentro do aplicativo da Receita Federal. Desta forma, utiliza as informações oficiais cadastradas do perfil dos usuários, carregando os dados. Para fazer o login na plataforma é utilizado o CPF de cada usuário através da conta no site oficial do governo brasileiro (Portal Gov.br).


Para mais informações, clique aqui e acesse o Manual de Orientação sobre a plataforma