Reunião marca mais um passo do Conselho em direção à garantia desse direito aos profissionais
Conselho cobra correção de glosas indevidas e propõe reunião para garantir a justa remuneração dos profissionais.
Especialidades contribuem para promover autonomia, segurança e qualidade de vida na terceira idade
A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”
Publicado em: 20/02/2025
COFFITO cria Coeficiente de Valoração da Terapia Ocupacional e atualiza o Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais (RBPTO)
Utilização do Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais (RBPTO) garante precificação justa dos serviços prestados
O Coffito, a partir da publicação da Resolução n° 606/2025, estabeleceu o valor do Coeficiente de Valoração da Terapia Ocupacional (CVTO). Em 2025, o Coeficiente vale R$ 0,85 (oitenta e cinco centavos). O CVTO é aplicado sobre os valores estabelecidos pelo Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais (RBPTO). A aplicação do CVTO sobre os valores definidos para os procedimentos elencados no RBPTO garante o padrão mínimo para a remuneração ao profissional pelos serviços terapêuticos ocupacionais prestados. O CVTO é reajustado anualmente, de acordo com o cálculo do valor acumulado ao ano do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC/FIPE - Setor Saúde). RBPTO reúne procedimentos da TO reconhecidos pelo Coffito O RBPTO é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar os terapeutas ocupacionais na precificação de seus procedimentos, assegurando, dessa forma, a qualidade assistencial. No RBPTO estão codificados e relacionados todos os procedimentos da Terapia Ocupacional reconhecidos pelo Coffito, atribuindo valores referenciais. Para obter uma base realista de precificação para um determinado procedimento, basta multiplicar o valor referencial sugerido no RBPTO pelo valor do CVTO do ano corrente.