A Justiça Federal confirmou a legalidade da aplicação de toxina botulínica por fisioterapeutas, reafirmando a legitimidade do Acórdão COFFITO nº 609/2023.
Apoio à criação de novos cursos e preservação das graduações existentes fazem parte da estratégia do Conselho
Nos 3 primeiros meses de 2025, o Conselho já garantiu a retificação de 4 editais que desrespeitavam a Lei das 30 horas semanais
Publicado em: 13/04/2025
Crefito-3 incentiva a formação de terapeutas ocupacionais em São Paulo
Apoio à criação de novos cursos e preservação das graduações existentes fazem parte da estratégia do Conselho
O Crefito-3 está liderando uma iniciativa para a expansão dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional no estado de São Paulo, visando suprir o crescente vazio assistencial na área.
A Dra. Carolina Salado, Diretora-Tesoureira na gestão 2021-2025 e gestão 2025-2029 do Conselho, tem como coordenadora do projeto se dedicado a criar mais oportunidades de formação e fortalecer os cursos existentes.
A primeira etapa do projeto envolveu um mapeamento estratégico das Instituições de Ensino Superior (IES) nas regiões mais carentes de cursos na área.
Através dessa análise, o Crefito-3 tem orientado as IES com o intuito de fornecer instrumentos que facilitem o processo de abertura de novos cursos, além de apoiar a preservação de instituições que estavam com risco de encerramento da graduação em Terapia Ocupacional.
A ação inclui a possibilidade de articulações junto aos órgãos responsáveis, como o o Ministério da Educação e o Conselho Estadual de Educação, sensibilizando para a análise prioritária das demandas, em função da urgente necessidade de mais terapeutas ocupacionais.
Como reflexos das estratégias do Crefito-3, em 2024 foram criados dois novos cursos de Terapia Ocupacional: um no Centro Universitário do Norte de São Paulo (Unorte), em São José do Rio Preto e outro no Centro Universitário de Jales (UniJales). Em 2025 iniciamos o ano com a abertura na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), assim como duas IES já confirmaram novos cursos, enquanto outras estão em fase de sensibilização para a questão.
Para 2025, outras A conscientização sobre a profissão e a divulgação junto a egressos do Ensino Médio também são peças-chave para que essa iniciativa seja bem-sucedida.