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Publicado em: 11/03/2016
Proposta da Anac prevê cobrança de qualquer bagagem despachada em voo doméstico
As companhias aéreas
poderão ser autorizadas a cobrar por qualquer volume de bagagem despachado
pelos passageiros em voos domésticos. A mudança está prevista na proposta de
revisão das Condições Gerais de Transporte, aprovada pela Agência Nacional de
Aviação Civil (Anac).
Pela
proposta, que ainda passará por audiência pública, as empresas não serão mais
obrigadas a oferecer uma franquia de bagagem para os voos domésticos. Hoje a
franquia é de 23 quilos. A partir do segundo ano de publicação da norma (2018),
as companhias poderão estabelecer livremente sua política sobre bagagem, ou
seja, poderão cobrar pelos volumes despachados de acordo com o mercado. A
franquia mínima de bagagem de mão aumenta de 5 quilos para 10 quilos.
No caso dos
voos internacionais, a franquia, que hoje é de dois volumes de 32 quilos,
passará a ser de dois volumes de 23 quilos, a partir da vigência da resolução.
Um ano após a publicação do regulamento, previsto para o final de 2017, a
franquia será de um volume de 23 quilos. A partir do segundo ano de publicação
da norma, se dará a desregulamentação total
A proposta
prevê também a possibilidade de o viajante desistir da passagem e ter reembolso
integral até 24 horas depois da compra, desde que o bilhete tenha sido
adquirido com antecedência mínima de sete dias da data do voo. O prazo para
restituição de bagagem, no caso de extravio em voo doméstico, foi reduzido de
30 para sete dias.
A Anac
também aprovou abertura de audiência pública para discussão de proposta de
regulamento para a simplificação do processo de aprovação de voos (Hotran),
buscando a melhoria do fluxo de informações entre as empresas aéreas e os
provedores de infraestrutura. Os voos só serão aprovados após prévia
coordenação do operador aéreo com os aeroportos envolvidos e com o controle do
espaço aéreo.
As duas
audiências públicas deverão ter prazo de contribuição de 30 dias, que poderá
ser prorrogado. A proposta das audiências será publicada amanhã (11) no Diário
Oficiail da União. Após análise das contribuições recebidas durante a
audiência pública, as matérias serão votadas pela diretoria da Anac.
Mudanças
propostas
A companhia
aérea deverá informar o valor total da passagem (bilhete mais taxas) a ser pago
em moeda nacional, bem como regras de cancelamento e alteração do contrato com
eventuais penalidades, tempo de escala e conexão e eventuais trocas de
aeroportos, franquia de bagagem e o valor do excesso de peso dos volumes
despachados.
Sobre a
possibilidade de transferência do bilhete, a proposta da Anac diz que a passagem
é pessoal e intransferível, exceto se o contrato dispuser de forma diversa. A
validade do bilhete se encerra na data prevista de sua utilização, exceto
quando não houver data definida para viagem.
Se a
passagem estiver com erro no nome ou sobrenome do viajante, deverá ser
corrigido pela empresa, sem custo, antes da emissão do cartão de embarque.
Sobre casos
de quebra contratual e multa por cancelamento, a proposta da Anac diz que fica
proibido o estabelecimento de multa em valor superior ao do bilhete, bem como a
cobrança cumulativa de multa de cancelamento com multa de reembolso. A empresa
deverá oferecer opção de bilhete com multa máxima de 5% do valor pago, em caso
de cancelamento ou alteração.
No caso de
alterações programadas pela empresa, se forem superiores a 15 minutos, se o
passageiro não concordar, a companhia deverá oferecer remarcação para data e
hora de conveniência em voo próprio ou de terceiros, sem ônus, ou reembolso
integral. Se a companhia não avisar a tempo de evitar que o passageiro compareça
ao aeroporto, deverá prestar assistência material e reacomodá-lo na primeira
oportunidade em voo próprio ou de terceiro.
A proposta estabelece o aumento da franquia mínima de bagagem de mão de 5
quilos para 10 quilos (observados limites da aeronave e de volumes) e o
alinhamento das regras de franquia de bagagem despachada com o resto do mundo
(desregulamentação). As regras de franquia deverão ser uniformes durante todo o
trajeto. Nos voos internacionais, passará a ser de dois volumes de 23 quilos, a
partir da vigência da resolução. Um ano após a publicação do regulamento, no
final de 1917, a franquia cairá para um volume de 23 quilos. Para o ano
seguinte, está prevista a desregulamentação total, com as empresas
estabelecendo livremente os limites e regras.
Quanto à
declaração especial de valor de bagagem, está previsto que o passageiro declare
bens de valor para receber indenização de forma mais ágil em caso de perda/dano
da bagagem.
Em caso de
não comparecimento no primeiro trecho de um voo de ida e volta, ou de múltiplos
destinos, não serão cancelados os demais trechos, desde que o passageiro
comunique à companhia, por qualquer meio e com antecedência de duas horas do
primeiro voo. Se o passageiro for preterido em um voo, a companhia aérea deverá
indenizá-lo. Além disso, o direito de assistência material (comunicação,
alimentação e acomodação) poderá ser suspenso em casos de força maior
imprevisível (como mau tempo que leve ao fechamento do aeroporto) ou caso
fortuito.
Prazo
para reembolso
Por solicitação
do passageiro e de acordo com as regras do contrato, o reembolso ou estorno do
valor do bilhete deve ocorrer em até sete dias da solicitação. O reembolso por
atraso, cancelamento, interrupção ou preterição no voo deverá ser imediato.
O prazo para restituição de bagagem, no caso de extravio em voo doméstico, foi reduzido de 30 para 7 dias. Oo passageiro de voo doméstico ou com destino ao Brasil que estiver nessa situação receberá uma ajuda de custo tarifada imediata de 100 DES (Direito Especial de Saque – 1 DES= R$ 5,15). Nos casos de extravio em voo com destino internacional, a companhia deverá reembolsar as despesas no limite de 1.131 DES, a serem pagos em até 14 dias.
Com informações da Agência Brasil