Últimas Notícias

CREFITO-3 EDUCA #87: Atuação da Terapia Ocupacional com Pessoas com Deficiência nas Residências Inclusivas do SUAS


CREFITO-3 publica parecer técnico que reforça legitimidade do uso da Tabela TUSS por fisioterapeutas

A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”


Participe do I Evento Virtual da Subcomissão de Fisioterapia na Atenção Básica do CREFITO-3


CREFITO-3 EDUCA #86: O Papel do Exercício Físico no Câncer de Pulmão: Da Avaliação Funcional à Intervenção Terapêutica


Sede e Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 19 e 20 de junho


Seletividade alimentar no TEA: atuação conjunta entre Terapia Ocupacional e Nutrição

Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 21/11/2016

Conselho Nacional de Saúde publicou Resolução contra EaD na área da saúde

Em fevereiro deste ano, o Coffito já havia publicado parecer contrário à graduação em Fisioterapia na modalidade EaD

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio da Resolução-CNS nº 515/2016, publicada no Diário Oficial da União em 11 de novembro, manifestou-se contrário à autorização de cursos de graduação da área da Saúde, ministrado totalmente na modalidade Educação a Distância (EaD).

 

A normativa, homologada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresenta em seu texto preocupações referentes aos prejuízos que os cursos a distância podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais, bem como aos riscos que estes profissionais, com uma formação inadequada e sem integração entre ensino/serviço/comunidade, possam causar à sociedade, a curto, médio e longo prazo.

 

Em fevereiro de 2016, o Coffito  publicou parecer contrário à graduação em Fisioterapia na modalidade EaD.  O Coffito possui cadeira efetiva no Conselho Nacional de Saúde, além de coordenar o Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), locais em que o assunto tem sido amplamente debatido pelas representações das profissões regulamentadas, e pleiteado junto ao governo e ao Congresso.

 

A Resolução ainda dispõe sobre a necessidade de discussão e deliberação das Diretrizes Curriculares Nacionais no Pleno do CNS, de forma sistematizada, e com um espaço de tempo adequado para participação de organizações de todas as profissões regulamentadas e das entidades e movimentos sociais que atuam no controle social, para que sejam cumpridas as prerrogativas e atribuições no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia a íntegra da Resolução-CNS nº 515/2016.


Com informações do Coffito