Residência Multiprofissional é oportunidade para profissionais em Práticas Integrativas e Complementares

Em março de 2016, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo deu início à Residência Multiprofissional da Atenção Básica/ Estratégia da Saúde da Família Multiprofissional, centrada em Práticas Integrativas e Complementares em diversas áreas da saúde. Segundo a Secretaria da Saúde, esse programa deverá contribuir com a renovação dos modos de aprender e praticar saúde, por meio de tecnologias leves, humanizadas, eficazes e sustentáveis, especialmente aquelas praticadas no campo da assistência primária em saúde.

O Crefito-3 foi consultado pela organização da Residência para avaliar o conteúdo no que diz respeito às áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Além disso, o Crefito-3, por entender que as Práticas Integrativas e Complementares em saúde são mais um importante campo de atuação profissional, apoia e incentiva a inserção de profissionais em cursos de especialização em PICs.

Residência Multiprofissional

A Residência Multiprofissional se destina às profissões da saúde como Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e outros. Além da bolsa de R$3.330,43, o residente recebe vale transporte e vale alimentação como benefícios. Durante dois anos, os profissionais vivenciarão diversos cenários de práticas. No total, serão 1.160 horas de carga teórica e 4.600 horas nos serviços de saúde que trabalham com práticas integrativas. Dentre as PICs da residência estão Medicina Tradicional Chinesa, Antroposofia aplicada à saúde, Ayurveda, Homeopatia, PCM (Lian Gong, Tai Chi, Meditação, Dança Circular, Yoga), plantas medicinais e auriculoterapia.

O processo seletivo do edital n° 02/2016 já se encontra em fase de encerramento. No entanto, os interessados podem acompanhar o site da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e verificar abertura de novas vagas em Residência Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares.

Com informações da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo