Editores do Brazilian Journal of Physical Therapy pedem desculpas por informações incorretas contra o Crefito-3
Ao divulgarem NOTA DE RETRATAÇÃO, autores reconhecem que apresentaram diversas informações incorretas nas acusações ao Conselho

No último mês de outubro, o Brazilian Journal of Physical Therapy (BJPT), publicação científica voltada à Fisioterapia, divulgou em seus meios de comunicação dois documentos, nos quais responsabilizava o Crefito-3 por algumas questões. 

Informações que alegavam haver compromisso não cumprido pelo Crefito-3 para repasse de recursos à publicação, inferindo, dessa forma, existir uma postura de descaso do órgão com o crescimento e internacionalização do periódico, foram divulgadas para toda a comunidade acadêmica brasileira por meio de dois documentos: o Ofício BJPT 15/2017 – Nota de Esclarecimento, e o texto “Esclarecimentos sobre a nota de repúdio do Crefito-3”.

O Crefito-3, em resposta, comprovou não haver nenhuma responsabilidade do órgão em relação às alegações dos editores do BJPT, destacando que todo e qualquer ato dos gestores do Conselho é pautado pelo respeito aos bons princípios da Administração Pública (para conhecer a nota do Crefito-3, clique aqui).

Para o presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, "a nota vem resgatar a verdade dos fatos. É inegável a relevância e o papel do Brazilian Journal of Physical Therapy para a Fisioterapia brasileira, e é muito bom saber que os editores entenderam a imensa responsabilidade desta nova gestão do Crefito-3. Nosso desafio é dotar o Conselho de transparência, agindo com austeridade e responsabilidade. Nisso somos intransigentes", disse o presidente.

Na Nota de Retratação do BJPT, os autores esclarecem que se equivocaram a respeito da promessa de apoio financeiro para o ano de 2017. Segundo a nota, houve uma “percepção equivocada” de que haveria esse apoio. “Por esse motivo [é] incorreta, da mesma forma, a afirmação de que houve descaso por parte da atual diretoria do Crefito-3”, afirmam os editores.

Ainda a respeito das alegações de desinteresse do Crefito-3 para apoiar financeiramente a viabilização e crescimento da publicação - que, conforme divulgado pelas notas de esclarecimento do BJPT, passa por restrições orçamentárias -, a Nota de Retratação reconhece que “o Crefito-3 não pode ser responsabilizado pelo acúmulo de dívidas do BJPT [...]”.

A Nota de Retratação inclui também uma informação importante, e que estava ausente das notas de esclarecimento do BJPT: os recursos advindos de repasses proporcionados por representantes de gestões anteriores do Crefito-3 não eram destinados exclusivamente ao pagamento de funcionários, “mas também para outras despesas, tais como diárias (inclusive, mas não apenas, para os editores), passagens aéreas, reparos de equipamentos, dentre outros custos visando à manutenção de atividades editoriais, operacionais e estratégicas da revista”.

Assinaram a Nota de Retratação os editores do BJPT, Dr. Leonardo Costa, Dra. Paula Rezende Camargo e Dr. Sérgio Teixeira Fonseca.

Veja a integra  NOTA DE RETRATAÇÃO clicando aqui