Crefito-3 segue ativo nas reuniões sobre o Plano Municipal de Saúde em Ribeirão Preto

Nesta terça-feira, dia 5 de junho, aconteceu a Audiência Pública na Câmara Municipal de Ribeirão Preto que discutiu, com a participação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, o Plano Municipal de Saúde 2018-2021 e as atuais políticas públicas ligadas à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional no município.

Participou da reunião, representando o Crefito-3, a fisioterapeuta Dra. Valeria Papa que, dentre outras observações, sugeriu a inclusão de questões relacionadas a contratação de profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e, também, verificou a existência de um centro de reabilitação no município já pelo mandato do vereador Marcos Papa registrado em consulta pública.

O Crefito-3, através da subsede de Ribeirão Preto, tem acompanhado ativamente as reuniões a respeito do Plano Municipal de Saúde 2018-2021 que envolvem a inserção de profissionais nos serviços de saúde. A coordenação da subsede, de responsabilidade do fisioterapeuta Dr. Rimon Tannous, atua como um termômetro, medindo ações e demandas dos profissionais e da população do município. Isso permite ao Conselho planejar e executar ações pertinentes à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional em diferentes esferas. Além disso, com o suporte dos delegados da região, o coordenador da subsede consegue transitar entre o Conselho Municipal e cidades do entorno elaborando, assim, ações e supervisão de projetos locais. O objetivo é ligar o Conselho e subsedes em forma de rede para atender profissionais e demandas existentes nas regiões de atuação do Crefito-3.

Em dezembro de 2017, o vereador Marcos Papa visitou a presidência do Crefito-3. No encontro, o presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, apresentou ao parlamentar um breve resumo com objetivos macro da atuação do Sistema Coffito/Crefitos junto às Casas Legislativas em âmbito federal e as estratégias deste Regional para a Assembleia do Estado e para Câmaras Municipais.

O presidente solicitou atenção especial para com o desenvolvimento de projetos em prol das profissões no município em que atua o vereador. Importante lembrar que, este ano, o Crefito-3, retomou atividades pela Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do Coffito. Além disso, mantém em funcionamento a Câmara Técnica Parlamentar para atuações mais focadas no Estado e municípios paulistas.