Levando o debate sobre os riscos da formação EaD na área da saúde a todas as esferas do poder

No próximo dia 14 de agosto, às 10h, a Câmara Municipal de São Paulo irá realizar uma Audiência Pública para que vereadores e outros representantes do Poder Público Municipal possam aprofundar o entendimento a respeito das possibilidades, restrições e riscos da oferta de cursos técnicos e de graduação na área da saúde, realizados na modalidade de Ensino a Distância (EaD) em sua totalidade.

Alvo de preocupação de autoridades e representantes das profissões da saúde nos níveis Federal e Estadual, o alerta para a necessidade de debater o EaD para a formação profissional chega agora à esfera Municipal. Por iniciativa do vereador Gilberto Natalini, foi aprovado o requerimento na Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal, para tornar público esse debate, por meio da Audiência Pública.

Considerada um atentado à segurança do paciente, a formação de futuros profissionais da saúde 100% pela modalidade EaD há anos é alvo de ações do Crefito-3 e de todos os Conselhos de Fiscalização das profissões da Saúde, que buscam aliados no Legislativo estadual e federal. A aproximação com o Legislativo municipal ocorre agora para consolidar o desejo de discussão sobre o tema em todos os espaços públicos.

"Levar o debate sobre a formação de profissionais de saúde por meio do EaD para espaços cada vez mais próximos do cidadão é importante e urgente”, ressalta o presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite. “É esse cidadão o alvo do marketing das grandes corporações de ensino que vendem uma formação que consideramos irresponsável e precária. É também esse mesmo cidadão que, num futuro breve, será atendido pelos egressos desses cursos de saúde a distância. Esse cidadão precisa estar informado para também atuar no combate a esses cursos”.

Saiba mais

A Audiência Pública será realizada no dia 14/08/2018, terça-feira, das 10h às 13h

Local

Auditório Prestes Maia, 1° andar

Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, nº 100, São Paulo