Julgamento ético simulado nas Universidades
Atividade do Crefito-3 que simula julgamento real coloca alunos em contato com consequências das infrações éticas.

No último dia 8 de outubro, alunos de Fisioterapia da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, tiveram a oportunidade de testemunhar como é realizado o julgamento de processos éticos no Sistema Coffito/Crefitos. O Julgamento Ético Simulado foi realizado por alunos, com assessoria do Crefito-3.

O grupo de alunos responsável por representar os diferentes papéis existentes em um julgamento ético real – presidente, conselheiros, denunciante, profissional denunciado, advogados de acusação e defesa -, recebeu previamente um roteiro do rito e também o relato de um caso hipotético de infração ética.

O julgamento simulado foi precedido por uma palestra do diretor-secretário do Crefito-3, Dr. Eduardo Filoni (para alunos do período matutino) e do diretor de Fiscalização, Dr. Luiz Moderno (para alunos do período noturno), explicando aos alunos todas as fases do processo ético que antecedem o julgamento – a denúncia, a apuração, as declarações da acusação, da defesa, de testemunhas – e que culminam na sessão de julgamento ético.

“O objetivo da atividade é apresentar aos estudantes a prática da profissão e as responsabilidades e riscos inerentes. Dessa forma, aproximamos os alunos daquilo que aprenderam na disciplina de Ética e Deontologia”, explicou Dr. Luiz Moderno.

Ao final do Julgamento Ético Simulado é aberta a sessão de perguntas, momento em que os estudantes expõem suas dúvidas.

“O auditório estava bastante cheio e os alunos se mostraram bastante interessados. Já temos essa atividade programada para outras universidades”, afirmou Dr. Moderno.