Mas e você sabe o que o Crefito-3 anda fazendo?
O Ano Novo das profissões em São Paulo teve início há 28 meses, quando o Crefito-3 se propôs a oferecer novos caminhos para a valorização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no estado.

O ano de 20018 foi um ano marcante para o Crefito-3, especialmente, no que diz respeito às lutas e conquistas em prol dos profissionais e das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Em janeiro, o Conselho lutou lado a lado com os fisioterapeutas no Caso Leforte, em que a justiça prevaleceu e a terceirização foi cancelada. Não podemos nos esquecer, também, dos confrontos para garantir a inserção do fisioterapeuta do Anexo 3 do Simples Nacional. Visitas a Brasília buscaram definir melhores caminhos para abordar essa e outras questões de interesse das profissões. Fomos marcados, ao longo do ano, pelos entraves contra o EaD para a formação de profissionais na graduação em áreas da Saúde. A guerra ainda não terminou, mas algumas batalhas foram ganhas. Recebemos o apoio de deputados e parlamentares que se juntaram a nós e demonstraram repúdio ao EaD na Saúde.

Também tivemos uma vitória que ficará para sempre na história da Fisioterapia Dermatofuncional. No dia 7 de março, um último capítulo envolvendo o Projeto de Lei 2332/2015, que regulamenta a profissão de esteticista, se desenrolou na Câmara dos Deputados. O texto original do PL contemplava demandas dos trabalhadores das áreas de estética e cosmética que eram compatíveis com a formação em Fisioterapia, na especialidade Dermatofuncional. No entanto, uma força-tarefa emergencial de Crefitos e Abrafidef garantiu vitória para a profissão. Confira a seguir, alguns dos principais acontecimentos de ano que marcaram o Crefito-3 nesta retrospectiva 2018.

JANEIRO

09/01: Caso Leforte

Terceirização cancelada e retorno dos fisioterapeutas demitidos: Justiça prevaleceu no caso Leforte. O Crefito-3 esteve presente desde o início das movimentações que buscavam restabelecer nos hospitais a situação anterior às demissões. Representado por seu presidente, Dr. José Renato de Oliveria Leite, e por seu Procurador-Geral à época, Dr. Marco Antonio Ferreroni, a participação do Conselho ocorreu sob a figura jurídica do Amicus Curiae - impedido de interferir em questões trabalhistas (papel que cabe aos sindicatos), mas apto a fornecer subsídios ao julgador, contribuindo para dar mais qualidade às decisões judiciais.

12/01: Encontro de Crefitos em São Paulo

Diretoria do Crefito-3 recebeu no gabinete da presidência em São Paulo, membros do Crefito-11, responsável pelo Distrito Federal e por Goiás. Entre os assuntos tratados, a fiscalização, valorização das profissões e o estudo de parceria de comunicação entre os dois regionais.

19/01: 2º Circuito Crefito-3 de Orientação

Com o tema "Os impactos das mudanças do Simples Nacional nas empresas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional”, o evento trouxe ao debate questões referentes ao novo Simples Nacional e quais mudanças ocorridas em 2018 afetaram diretamente os empresários da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. 

26/01: Crefito-3 participa de reunião da Comissão Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos em Curitiba

Entre os assuntos abordados na reunião, esteve o Plano de Comunicação para a Campanha de Divulgação do Referencial Nacional dos Profissionais. O Crefito-3 e o Crefito-5 foram demandados pelos presidentes do Sistema em reunião, realizada em dezembro de 2017. Em conjunto com a Comunicação do Federal, a demanda é criar o Plano de Comunicação sobre o Referencial Nacional das Profissões.

FEVEREIRO

16/02: Crefito-3 decreta luto oficial pela morte do ex-presidente Dr. Reginaldo Bonatti

Ex-presidente do Crefito-3 lutava contra um câncer e esteve à frente do Conselho na gestão 2012-2016.

21/02: Deputados federais querem Crefito-3 contribuindo com as propostas de alteração no Simples Nacional

No dia 21 de fevereiro, em reuniões com deputados federais da Comissão Especial responsável por propor alterações no Simples Nacional, o presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, conquistou aliados importantes no Congresso para garantir a manutenção das empresas de prestação de serviços de Fisioterapia no Anexo 3 do Simples Nacional. Além disso, alertou os deputados para a necessidade de inclusão da Terapia Ocupacional no mesmo Anexo. O Crefito-3 já tem como parceira a Aeferj (Associação das Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia do Estado do Rio de Janeiro), representada pela Dra. Tatiana Serpa.

21/02: Crefito-3 conquista mais um parceiro contra o EaD no Congresso Nacional

Após reunião com o presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, e com a Assessora Parlamentar do Coffito, Carla Bencke, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB) se uniu ao combate contra o EaD na Saúde.

23/02: Presidente do Tribunal Superior do Trabalho recebe Crefito-3 para falar sobre Terceirização

Na ocasião, Dr. José Renato expôs ao presidente do TST exemplos de situações provocadas por processos de terceirização mal planejados, e que podem comprometer a continuidade e a segurança da assistência oferecida aos pacientes hospitalizados. A decisão da Justiça sobre a demissão em massa de fisioterapeutas ocorrida nos hospitais do Grupo Leforte foi um dos casos debatidos na audiência.

MARÇO

01/03: Coffito discute cumprimento da RDC-7 em hospitais da EBSERH em São Paulo

Dr. José Renato de Oliveira Leite recebeu os fisioterapeutas Dr. Fernando Muniz, presidente do Crefito-16, ambos representando o Coffito, e Dra. Leny Vieira Cavalheiro, membro da Assobrafir. A pauta principal da reunião foi o cumprimento da RDC-7 e enquadramento profissional de fisioterapeutas em hospitais controlados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

02/03: Crefito- 3 participa de reunião na subsede do Coffito em Curitiba

Conselheiros de diferentes Crefitos do país se reuniram nos dias 2 e 3 de março para definir as diretrizes que irão conduzir o sistema Coffito/Crefitos na implementação do RNPF em todo o Brasil.

08/03: Você viu? Mobilização-relâmpago derruba manobra legislativa que comprometeria a Fisioterapia

Projeto de Lei que desrespeitaria atribuições do fisioterapeuta foi incluído em pauta às pressas. Força-tarefa emergencial de Crefitos e Abrafidef garantiu vitória para a profissão.

15/03: Coffito e Crefitos atuam para consolidar práticas da Acupuntura, Quiropraxia e Osteopatia

O objetivo da participação dos conselheiros federais e regionais foi reiterar o potencial de contribuição da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional nas políticas públicas voltadas para as práticas integrativas em saúde. 

16/03: Tributação de serviços de Fisioterapia foi pauta de reunião do Crefito-3 com deputado federal Vitor Lippi

O presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, esteve em Sorocaba para reunião com o deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP).  Lippi integra a Comissão Especial da Câmara dos Deputados encarregada de reavaliar a Lei do SIMPLES, como é popularmente conhecida a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Na reunião o deputado reafirmou o compromisso de dar toda sua atenção às questões apresentadas por Dr. José Renato, que reforçou a importância de incentivar o empreendedorismo entre fisioterapeutas.

16/03: Reabilitação e acessibilidade unem Secretário da Pessoa com Deficiência e Crefito-3 em projetos

Em reunião com o presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, o Secretário expôs a necessidade de haver uma união entre a Secretaria e o Crefito-3, para que desenvolvam ações conjuntas de valorização das atividades de reabilitação.

 21/03: Terapia Ocupacional inserida nos debates municipais sobre remoções na região da Cracolândia

Crefito-3 participou de reunião da missão do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) que acompanha, junto à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, todas as ações relativas à abordagem, encaminhamento e demais estratégias referentes à população usuária de álcool e outras drogas em situação de rua na cidade de São Paulo.

ABRIL

04/04: Sanção presidencial à Lei da Estética garante respeito à Fisioterapia Dermatofuncional

Tramitação do projeto de lei da Estética foi acompanhada de perto pelo Sistema Coffito/Crefitos, para que as atribuições do esteticista não entrassem em conflito com atividades privativas do fisioterapeuta dermatofuncional.

04/04: Cerco se fecha contra o EaD: CNS reavalia Resolução e retifica entendimento sobre formação em Fisioterapia

Entendimento do Conselho Nacional de Saúde é que a graduação em Fisioterapia exige atividades integralmente presenciais e estágios curriculares acompanhados presencialmente por fisioterapeuta.

06/04: Doria recebe propostas do Crefito-3 para redução das filas em serviços de saúde de São Paulo

Estratégias para desafogar a atenção secundária e o papel da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional como soluções menos invasivas e mais resolutivas foram temas tratados na reunião.

11/04: Simples Nacional – impacto financeiro para clínicas e consultórios é preocupação do sistema Coffito/Crefitos

Presidentes dos Conselhos se reúnem em Brasília para definir melhores caminhos para abordar essa e outras questões de interesse das profissões.

18/04: Debate sobre regulamentação da Osteopatia teve maioria em defesa da prática restrita ao Fisioterapeuta

Ao final da Audiência Pública, o deputado Eduardo Barbosa, anunciou a formação de um grupo de trabalho, composto por representantes das três entidades representadas na sessão, para que seja possível obter maior embasamento para a produção de seu relatório. Após a CSSF, o projeto de lei segue para a Comissão de Constituição e Justiça. Ele já foi aprovado pela Comissão de Trabalho e pela Comissão de Administração e Serviço Público.

23/04: Vereador de São Paulo visita Crefito-3 e declara apoio contra o Ead na saúde

O vereador paulistano Abou Anni (PV-SP) foi recebido pelo presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, e pelo procurador-geral do Conselho, Dr. Alexandre Cezar Flório, na sede do Conselho. Abou Anni aproveitou a ocasião para registrar seu apoio ao movimento dos Conselhos da área de Saúde de São Paulo contra a oferta de curso de graduação integralmente na modalidade EaD nessa área.

MAIO

07/05: Crefito-3 apresenta projeto na I Mostra de Experiências Exitosas dos Crefitos, em Fortaleza

Na ocasião, Dr. Adriano Conrado Rodrigues, vice-presidente do Crefito-3, compartilhou com os demais estados o desenvolvimento de estratégia baseada no Crefito Jovem de outros Regionais.

15/05: Quiropraxia: projeto de lei que regulamenta a profissão pode tornar prática restrita aos graduados na área

No dia 15 de maio, a Câmara dos Deputados realizou Audiência Pública para debater o Projeto de Lei nº 114/2015, que propõe a regulamentação da profissão de quiropraxista. Dra. Inês Nakashima, fisioterapeuta especialista em Quiropraxia, representou o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). Em sua apresentação, repudiou a alegação de que a Quiropraxia no Brasil deveria ser regulamentada como profissão independente, pelo fato de a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhecer a prática como profissão autônoma.

15/05: Aumenta a pressão contra a graduação a distância para a formação em saúde

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realizou audiência pública, com a presença de representantes dos Conselhos profissionais da área da saúde, para debater a oferta da modalidade de ensino a distância (EaD) para a graduação na área. O Crefito-3 esteve presente, representado pelo presidente José Renato de Oliveira Leite.

17/05: Vice-presidente do Crefito-3 organiza livro sobre interfaces da Terapia Ocupacional

Organizada pelo vice-presidente do Crefito-3, a obra é um retrato das práticas da Terapia Ocupacional contemporânea, evidenciando o papel do terapeuta ocupacional em contextos de atuação multiprofissional, seja no campo da Educação, da Saúde ou Assistência Social, ou nas prerrogativas, competências e amplitude de Abordagens, Métodos e Técnicas e intervenções terapêuticas ocupacionais.

23/05: Mais uma etapa vencida: profissões caminham para garantir presença no Anexo 3 do SIMPLES Nacional

Fisioterapia e Terapia Ocupacional não estarão mais sujeitas ao Fator R no cálculo do imposto. Consolidação no Anexo 3 ainda depende de votação em Plenário e tramitação no Senado.

24/05: Simpósio Crefito-3 sobre novas tecnologias apresentou inovações ao público

Evento foi parte da programação da Feira Hospitalar 2018 e trouxe fisioterapeutas e terapeutas de renome em suas áreas da atuação, o simpósio apresentou aos participantes as tendências nas áreas de fisioterapia respiratória, tecnologia assistiva e a utilização de games em processos de reabilitação.

JUNHO:

8-9/06: I Jornada de Fisioterapia Esportiva do Crefito-3 foi sucesso em Ribeirão Preto

Planejado pelo coordenador da subsede do Conselho, Dr. Rimon Tannous, o evento reuniu profissionais da Fisioterapia Esportiva, que puderam promover troca de conhecimentos na Especialidade.

13/06: Projeto de Lei que propõe Fisioterapia nas equipes da ESF é aprovado em primeira comissão

Foi aprovado por unanimidade, o parecer do relator da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados, que avalia o Projeto de Lei 4523/2016. O PL dispõe sobre a obrigatoriedade de inserção do fisioterapeuta nas equipes da Estratégia Saúde da Família.

15/06: Representando o Coffito, presidente do Crefito-3 defenderá preocupações da área da saúde em órgão do Ministério da Saúde

Dr. José Renato de Oliveira Leite foi nomeado pelo Coffito como representante da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional na Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde. O presidente do Crefito-3 irá compor o órgão colegiado consultivo na qualidade de membro do Fórum Nacional dos Conselhos Federais da Área da Saúde.

18/06: Câmara Técnica Parlamentar do Crefito-3 debate projetos com deputada Keiko Ota

Representantes do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, presidente, e Dra. Renata Cristina Rocha, conselheira suplente, realizaram uma reunião de trabalho, em São Paulo, com a deputada federal Keiko Ota. Os dois fisioterapeutas fazem parte da Câmara Técnica Parlamentar do Regional paulista.

JULHO:

10/07: Crefito-3 e Secretaria da Pessoa com Deficiência aprofundam ações conjuntas

O vice-presidente do Crefito-3 Dr. Adriano Conrado Rodrigues e o Conselheiro Dr. Jonatas Souza estiveram reunidos com Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e com Juliana De Poente, Diretora de Divisão Técnica na Prefeitura Municipal de São Paulo, para debater ações em conjunto com a Secretaria. Na pauta, discutiu-se novas estratégias para a construção conjunta da Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência.

16/07: Crefito-3 recebe ex-vereador Abou Anni para debater demandas das profissões

O presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite e membros da gestão estiveram reunidos com o ex-vereador Abou Anni para tratar de assuntos referentes aos projetos de âmbito local do Conselho em prol das profissões.

17/07: Reabertura de Residência multiprofissional esteve na pauta da visita da diretoria do Crefito-3 à São José do Rio Preto

Os diretores do Crefito-3 se reuniram com o diretor-geral da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), Dr. Dulcimar Donizeti de Souza. Durante o encontro, foi discutida a importância de garantir a implantação da graduação em Fisioterapia na instituição.

18/07: Agenda do Crefito-3 em São José do Rio Preto privilegia encontros com profissionais

Diretores do Conselho visitam instituições públicas e privadas de ensino e saúde e se reúnem com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

18/07: Em Bady Bassit, Crefito-3 pede ampliação de centro reabilitação e do NASF

Em reunião com o prefeito, diretores do Conselho incentivaram contratação de mais profissionais para o serviço público.

19/07: Projetos de Lei contra o EaD na área da saúde: Conselhos cobram entrada para votação em Plenária

Em reunião com deputado Carlos Neder, representantes das profissões da saúde reafirmam importância de votação dos projetos.

24/07: Parceria com Secretaria da Pessoa com Deficiência avança

O Crefito-3 se reuniu, novamente, com o Secretário Municipal Cid Torquato e equipe da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e apresentou a conclusão da análise crítica situacional por geoprocessamento das estratégias, programas e serviços de reabilitação do município de São Paulo. 

AGOSTO:

10/08: Em programa da TV Alesp, Crefito-3 debate formação profissional pelo Ensino a Distância

Conselho integra Fórum que combate o EaD na saúde nos níveis estadual e municipal. O presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, participou do programa Em discussão: Saúde, na TV Alesp, da Assembleia Legislativa de São Paulo, para discutir os riscos do ensino a distância para a formação integral de profissionais da área.

10/08: Reunião dos terapeutas ocupacionais do sistema Coffito/Crefitos abordou atuação profissional no desporto e paradesporto

Terapeutas ocupacionais conselheiros dos Crefitos de todo o país estiveram reunidos na sede do Coffito para tratar de diversos temas de interesse da profissão. Teve destaque a apresentação do representante do Comitê Olímpico Brasileiro, o fisioterapeuta Dr. Rodrigo Dispato, que apresentou a perspectiva de utilização da Neurometria Funcional no esporte, paradesporto e performance humana.

14/08: Câmara Municipal de São Paulo realiza Audiência Pública sobre formação EaD para formação na saúde

A Câmara Municipal de São Paulo realizou uma Audiência Pública para que vereadores e outros representantes do Poder Público Municipal pudessem aprofundar o entendimento a respeito das possibilidades, restrições e riscos da oferta de cursos técnicos e de graduação na área da saúde, realizados na modalidade de Ensino a Distância (EaD) em sua totalidade.

17/08: Cidades do Oeste Paulista recebem presidente do Crefito-3

Presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, cumpriu agenda de reuniões em municípios do oeste do Estado de São Paulo. As visitas e reuniões aconteceram nos municípios de Penápolis e Birigui.

20/08: Assuntos de interesse da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional são acompanhados no Congresso Nacional

No retorno das atividades parlamentares, CAP do Coffito retoma reuniões com deputados e coloca em pauta demandas das profissões. De acordo com as estratégias traçadas pela CAP para o período pré-eleitoral, a atuação deverá se concentrar em momentos específicos - o chamado "esforço concentrado", assegurando a tramitação adequada de projetos de lei que envolvam a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional.

29/08: Encontro do Crefito-3 com prefeito de Mogi das Cruzes trata sobre empregabilidade

Diretoria do Crefito-3 se reuniu com o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, para discutir empregabilidade e valorização profissional de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do município.

30/08: Encerrado no dia 1º, Congresso da Abrafidef teve número recorde de inscrição de trabalhos

Evento realizado em São Paulo entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro contou com a participação de especialistas de todo o Brasil e de países da América Latina.

SETEMBRO

14-15/09: 1ª Jornada de Terapia Ocupacional na Infância

Segundo evento da Jornada de Especialidades do Crefito-3 aconteceu em Ribeirão Preto e contou com profissionais do município e da região.

19/09: Crefito-3 é protagonista em Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde, do Ministério da Saúde

Dr. José Renato de Oliveira Leite, esteve presente à 41ª reunião ordinária da Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde (CRTS) do Ministério da Saúde. Essa foi a primeira participação de Dr. José Renato após indicação do Coffito para ocupar assento na Câmara, como representante da Autarquia.

19/09: Crefito-3 recebe congratulações da Câmara Municipal de São José do Rio Preto

Câmara Municipal de São José do Rio Preto, por meio do ofício n°1432 de 2018 de autoria da vereadora Celi Regina da Cruz (PT), parabenizou o Crefito-3 pelos trabalhos realizados em prol dos fisioterapeutas que atuam na saúde pública e privada do município.

OUTUBRO

02/10: Encontro de procuradores dos Conselhos de Fiscalização tem participação de Procuradoria do Crefito-3

Presença da equipe de advogados no 1º Encontro Nacional de Procuradores de Conselhos reafirma legalidade na atual gestão do Crefito-3.

08/10: Municípios de São Paulo rejeitam EaD na saúde

Câmara de Vereadores de 26 municípios do Estado aprovaram moção de repúdio à proposta de formação de profissionais da saúde realizada integralmente na modalidade a distância.

10/10: Julgamento ético simulado nas Universidades

Atividade do Crefito-3 que simula julgamento real colocou alunos em contato com consequências das infrações éticas.

11/10: Vice-presidente do Crefito-3 se reúne com Secretário Municipal de Saúde de Bauru

O vice-presidente do Crefito-3 Dr. Adriano Cornado Rodrigues e a Conselheira Suplente Dra. Cristina Maria da Paz Quaggio se reuniram na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, com o Secretário Municipal de Saúde Dr. José Eduardo Fogolin Passos. Na pauta da reunião, foram discutidas estratégias para valorização profissional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. 

19/10: Sistema Coffito/Crefitos emite carta de intenções aos candidatos à presidência da República

O Sistema Coffito/Crefitos emitiu carta de intenções aos candidatos à presidência com o objetivo de fortalecimento das profissões e da saúde pública. Dentre as pautas do documento estão o posicionamento contrário à oferta de cursos de graduação na modalidade EaD voltado à formação de profissionais de saúde e outros.

19/10: Crefito-3 já supera 4 mil fiscalizações em 350 municípios em 2018

O Departamento de Fiscalização do Crefito-3 registrou de janeiro de 2018 até outubro de 2018 4.122 atos fiscalizatórios. De acordo com informações, foram percorridos 111.777 quilômetros, 350 municípios tiveram clínicas e consultórios fiscalizados e 420 hospitais receberam visita de fiscais, respaldados pela RDC-7.

20/10: Prefeito, Senadora e secretários prestigiam Caminhada Inclusiva que reuniu 500 participantes

A Caminhada pela valorização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional contou com a presença de Bruno Covas, atual prefeito de São Paulo, Cid Torquato, secretário municipal da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Eduardo Castro, secretário do Verde e do Meio Ambiente, Berenice Gianella, secretária de Direitos Humanos e Cidadania e a senadora eleita por São Paulo, Mara Gabrilli.

26/10: Mais Câmaras Municipais paulistas repudiam o EaD na Saúde

Agudos, Araçatuba, Itaju, Santana da Ponte Pensa e São Paulo emitiram moções de repúdio à graduação na modalidade EaD para cursos na área da Saúde.

26/10: Coffito participa de Comissão do CNS sobre construção de metodologia e pareceres para autorização e reconhecimento de cursos na área da Saúde

26/10: CAP do Coffito visita deputados reeleitos em Brasília para renovar compromisso com as profissões

Em atuação pela Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do Coffito, Dr José Renato de Oliveira Leite, presidente do Crefito-3, se reuniu em Brasília com o objetivo de visitar deputados reeleitos e reconduzidos aos mandatos para reafirmar o compromisso com as profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, além de analisar outras pautas da Comissão. 

26/10: Jornada de Fisioterapia Traumato-Ortopédica foi sucesso em Campinas

O evento reuniu quase 300 participantes no auditório do Centro Universitário Unimetrocamp. Dr. José Renato de Oliveira Leite, presidente, e Dr. Eduardo Filoni, diretor-secretário do Crefito-3, e Dr. Rafael Inácio Barbosa, presidente da Abrafito, participaram do evento, que contou também com experts na área da Traumato-Ortopedia. 

NOVEMBRO

07/11: Membros da CAP do Coffito acompanham votação do Simples Nacional em Brasília

Na manhã do dia 7 de novembro, o presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite e demais membros da CAP do Coffito estiveram em Brasília para acompanhar o Projeto de Lei Complementar nº 420-B, de 2014, sobre o Simples Nacional. O projeto consta da pauta com parecer do deputado Otavio Leite aprovado na Comissão Especial que inclui as atividades de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional no Anexo III.

10/11: Jornada de Fisioterapia Cardiorrespiratória agita São José dos Campos

No dia 10 de novembro, São José dos Campos recebeu a Jornada de Fisioterapia Cardiorrespiratória do Crefito-3. O evento aconteceu na Univap (Universidade do Vale do Paraíba) e reuniu profissionais e experts na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória. 

23/11: Sistema Coffito/Crefitos participa de construção de Nota Pública contra o EaD emitida pelo CNS

No dia 23 de novembro, Dr. José Renato de Oliveira Leite, presidente do Crefito-3 e representante do Sistema Coffito/Crefitos no Conselho Nacional de Saúde, participou de reunião da 42ª Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde, do Ministério da Saúde, em Brasília.

23/11: Crefito-3 marca presença na IV Conferência Municipal dos Direitos do Idoso de São José do Rio Preto

No dia 23 de novembro, aconteceu a IV Conferência Municipal dos Direitos do Idoso de São José do Rio Preto. O Crefito-3 participou do evento e esteve representado pela terapeuta ocupacional Dra. Fernanda Lais Ribeiro, que também é delegada do Conselho e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). O evento foi promovido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e teve como tema principal “Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas”.

23/11: Crefito-3 integra Conselho Municipal de Saúde de São José do Rio Preto

O Conselheiro do Crefito-3 Dr. Demosthenes Santana Junior fará parte do Conselho Municipal de Saúde de São José do Rio Preto (SP), no biênio 2018-2020. A cerimônia de posse dos Conselheiros aconteceu no dia 24 de novembro, no Centro de Convenções da FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), durante a realização da XI Conferência Municipal de Saúde, que tem como tema “Fortalecendo o SUS em São José do Rio Preto”.