Quer sugerir a inclusão de procedimentos de Fisio e T.O. nos planos de saúde?
ANS abre consulta pública para inclusão de práticas ou utilização de tecnologias no Rol de Procedimentos mínimos das operadoras de saúde. Prazo vai até 4 de maio.

Desde o dia 4 de fevereiro está aberta a consulta pública da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para que toda a sociedade - profissionais de saúde, pacientes, Academia, pesquisadores ou qualquer outro interessado - envie propostas para a revisão do Rol de Procedimentos da ANS. O prazo termina em 4 de maio de 2019.


O Rol de Procedimentos é a relação de práticas e procedimentos mínimos e obrigatórios para que operadoras de planos de saúde possam comercializar seus produtos. Sem obedecer a esses critérios mínimos, as operadoras não podem atuar.


“Para a Fisioterapia e para a Terapia Ocupacional, a abertura dessa consulta pública é a oportunidade que todos esperamos para apresentar à ANS aquilo que sabemos ser o mínimo necessário, em nossas respectivas áreas de atuação, para a prestação de assistência honesta, resolutiva”. A declaração é do presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, que incentiva o envolvimento de todos os profissionais inscritos no estado de São Paulo.


Dr. Leandro Lazzareschi, conselheiro do Crefito-3 e membro da Comissão do Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (CRNPF), destaca que é grande o número de fisioterapeutas e de terapeutas ocupacionais em todo o país que têm contratos com planos de saúde, e que esses seriam beneficiados pela ampliação do Rol de Procedimentos da ANS favorecendo, como consequência, seus pacientes. “Melhor do que qualquer um, sabemos qual a abordagem terapêutica necessária ao nosso paciente. No entanto, a realidade da relação profissional-operadora-usuário impede que recursos tecnológicos e práticas complexas sejam oferecidas ao paciente”, explica.


Solicitando inclusão de procedimentos à ANS


O site da ANS tem uma área dedicada à atualização do Rol de Procedimentos, com todas as informações a respeito desse processo. Um vídeo tutorial (acesse clicando aqui) explica o passo-a-passo da formulação do pedido de inclusão ou de alteração de procedimentos, que devem ser apresentados por meio do FormRol (clique aqui para acessar).


“O procedimento para apresentação das sugestões é detalhado, criterioso”, explica Dr. Lazzareschi. “No entanto, embora o procedimento pareça complexo, é justamente isso que garante seriedade das sugestões apresentadas”, explica. “Isso fortalece a nós, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Mostra o solidez de nossas práticas”.


Participe!


O Sistema Coffito/Crefitos atendeu à convocação da  consulta pública da ANS, e está em processo de elaboração de sugestões para a revisão do Rol de Procedimentos da ANS, com o apoio de associações e sociedades científicas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. No entanto, Dr. Lazzareschi lembra que não é o bastante, e faz um apelo às categorias: “Quanto mais pessoas participarem, maior a possibilidade  de aceite para a inclusão de novos procedimentos” , conclui.


As propostas de revisão e inclusão de procedimentos no Rol da ANS podem ser enviadas até o dia 4 de maio.


Para conhecer todas as informações a respeito da atualização do Rol de Procedimentos da ANS, acesse http://bit.ly/AtualizaRol.

Para acessar o vídeo tutorial da ANS sobre como participar da consulta pública, clique aqui.