Webserie “À beira-leito” vai orientar fisioterapeutas com pouca experiência na assistência ventilatória
Produzida pelo Crefito-3, a série estará disponível no site, Youtube e redes sociais do Crefito-3. Objetivo é fornecer informações pontuais para que profissionais possam atuar nas UTIs com segurança

No mês de maio, o Crefito-3 irá lançar, nos canais de comunicação do Conselho, a websérie “À beira-leito”, uma série de vídeos, que tem um objetivo  pontual, de caráter emergencial: proporcionar  orientações práticas e rápidas para fisioterapeutas sem vivência em UTIs, mas que foram contratados para reforçar as equipes de terapia intensiva durante a pandemia da Covid-19.


A websérie é composta por vídeos curtos, de, no máximo, cinco minutos, apresentando orientações aos profissionais que, ou já estão , ou que, em breve, estarão, na linha de frente da assistência durante a pandemia. 


O presidente do Crefito-3, Doutor José Renato de Oliveira Leite, com experiência de mais de 30 anos na assistência cardiorrespiratória, acredita que, mesmo para profissionais que têm a especialização nas áreas cardiorrespiratória, ou de terapia intensiva, mas que não têm a prática nessas áreas, irão se beneficiar das informações dos vídeos. 


“A série de vídeos estão sendo produzida com roteiro e apresentação de fisioterapeutas com grande experiência na assistência cardiorrespiratória em UTI, e o conhecimento que estão compartilhando é valioso para todos os que estão no enfrentamento da Covid-19”, destacou o presidente do Crefito-3.


Conteúdo prático e embasamento científico


Um dos profissionais que compartilha seus conhecimentos na websérie é o fisioterapeuta Dr. Augusto Cruz. Com mais de 15 anos de experiência na área cardiorrespiratória, ele conta que os vídeos irão abordar, dentre outras questões, o manejo da ventilação mecânica não-invasiva; instalação desse recurso; qual a melhor interface, quais as estruturas necessárias para garantir maior segurança no manejo, a até mesmo até alguns conceitos mais complexos, como a titulação de PEEP  (pressão positiva expiratória final).


.“Vamos auxiliar o profissional a encontrar a melhor forma de conduzir o uso dos recursos”, conclui Dr. Augusto Cruz.