Crefito-3 orienta profissionais em live sobre biossegurança e combate à COVID-19
Um dos pontos de discussão do encontro foi a apresentação do Formulário de Apoio que, através da participação de profissionais, irá esclarecer dúvidas e buscar mais evidências científicas.

No dia 22 de maio, o Crefito-3 estreou a live "De plantão", que será usada para informar aos profissionais de maneira rápida e imediata sobre atualizações importantes e de relevância social. O tema da primeira edição foi "Atualização COVID-19” que teve a participação do vice-presidente do Crefito-3 Dr. Adriano Conrado Rodrigues e do fisioterapeuta Dr. Roberto Navarro, membro da Frente de Coordenação de Agentes Fiscais Especiais do Crefito-3. No encontro, que foi transmitido no YouTube e também no Instagram do Conselho, foram discutidas as ações tomadas pela Frente até o momento, bem como o prosseguimento para uma nova fase de trabalho da equipe. 


Conforme explicou Dr. Roberto Navarro, a primeira fase desenvolvida pela Frente teve a realização de visitas a diversos hospitais de todo o estado de São Paulo. "Aproximadamente 700 hospitais receberam visita fiscalizatória e por volta de 100 instituições apresentaram algum tipo de inconsistência, onde foi necessário fazer revisita nessas instituições que ficaram classificadas como código vermelho”. Dr. Navarro salientou que na segunda visitação, as equipes de profissionais das instituições entenderam a importância do fisioterapeuta e das prerrogativas do Defis, as questões éticas e deontológicas que envolvem a profissão. “Desta forma, conseguimos orientar através da Resolução 517 do Coffito, a importância e os riscos da falta de EPIs, além de riscos que podem levar o profissional e o próprio doente a ser um vetor de transmissão da doença. Conseguimos fazer uma orientação em tempo hábil, sanar dúvidas e até mesmo proceder com os EPIs na questão de biossegurança”, acrescentou.


Audiências 

Dr. Navarro relatou, também, que o trabalho da Frente de Fiscalização contou com ações junto à Procuradoria Jurídica do Crefito-3 e do Ministério Público do Trabalho. “Depois da segunda visitação, percebemos que 70% dessas instituições acabaram se encaixando num padrão de conformidade. Isso trouxe pra gente uma boa resposta e ajudou a identificar quais hospitais seriam notificados junto ao Ministério Público do Trabalho para que algumas audiências começassem a ser realizadas”. Em uma dessas audiências, Dr. Navarro esteve presente e contou que  foram apresentados os dados da fiscalização de uma das instituições que estavam com irregularidades quanto à biossegurança. “O juiz colocou sua visão e todas as questões legais pela própria legislação do que deveria ser feito para que aquela instituição possa transmitir segurança aos seus colaboradores”. 


Formulário de Apoio Profissional 

Com o avanço das ações da Frente, a equipe de Coordenadores irá passar para uma nova etapa de trabalho, que terá como objetivo tirar dúvidas de cada profissional do Estado por meio do Formulário de Apoio Profissional. Dr. Roberto explicou que durante as fiscalizações, notaram que muitos profissionais migraram de outras áreas para atuar na área hospitalar, no enfrentamento à COVID-19, o que gerou muitas dúvidas sobre a atuação e o combate à pandemia. “Após os dados serem entregues à Presidência do Crefito-3 e encaminhados também ao Ministério Público do Trabalho, começamos a entender sobre a importância de criar outras frentes. Essa Frente que estamos utilizando agora, chamada de Frente 2,é um Plantão para tirar dúvidas que vai recepcionar por meio de um formulário eletrônico, as dúvidas dos profissionais quanto ao combate à COVID-19.” No formulário, podem ser apresentadas dúvidas sobre recursos, técnicas e procedimentos, no contexto da COVID-19. Os temas presentes no formulário sobre os quais os profissionais podem solicitar orientações são a Oxigenoterapia, Ventilação Mecânica Invasiva e Não-invasiva, Fisioterapia Respiratória e também a Biossegurança.


A Comissão já está trabalhando nas respostas dos muitos questionamentos enviados pelos profissionais através do Formulário de Apoio e as dúvidas serão esclarecidas pelos coordenadores, com base em evidências científicas, num prazo de 24 horas.


Acesse o Formulário de Apoio Profissional: https://bit.ly/FormApoioC3 


Acesse a live no YouTube: https://youtu.be/7qCDE5flYec