Coffito disponibiliza cartilha sobre uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual
Na cartilha, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais terão acesso às orientações do Coffito, bem como informações completas sobre medidas de higiene que devem ser adotadas durante os atendimentos.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) publicou cartilha para os profissionais sobre o correto uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na prevenção de doenças, como a COVID-19. Conforme explicou a Conselheira do Coffito, Dra. Elineth da Conceição Braga Valente, a cartilha de EPIs do Coffito foi motivada pela alta procura dos profissionais pelos canais de comunicação do Conselho Federal, como o Fale Conosco. “Alguns profissionais foram conduzidos de outras unidades para unidades hospitalares por conta da pandemia de COVID-19 e, de uma hora para outra, os profissionais tiveram que lidar com a doença sem ter muita habilidade e conhecimento sobre o que seria necessário de EPI básico para a proteção. Pensando nisso, o Coffito consultou os órgãos de competência, como o Ministério da Saúde e a Anvisa. Através de  normativas como a Nota Técnica 04/2020, da Anvisa, redigiu essas orientações para uso dos EPIs”. 


Dra. Elineth ressalta que o Coffito disponibilizou, ainda, um canal de teleconsultoria para os profissionais que estão na linha de frente da COVID-19 e que tenham, entre outras dúvidas, questionamentos sobre a cartilha dos EPIs. A teleconsultoria é realizada por meio de um chat no WhatsApp. Para acessar, basta enviar mensagem para o número (61) 98189-2169. Os plantões de atendimento acontecem das 8h às 20h, de segunda-feira a domingo. Contatos realizados fora deste horário serão respondidos no turno seguinte.


Acesse a cartilha aqui