Crefito-3 lança cartilha sobre o uso das PICs no autocuidado durante e após a pandemia
Documento reúne conjunto de orientações sob o olhar das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para orientar, prevenir e tratar, de forma coadjuvante, os pacientes da COVID-19.

O Crefito-3, em breve, irá lançar uma cartilha voltada ao uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no autocuidado e bem estar durante e após a pandemia de COVID-19. A terapeuta ocupacional e delegada do Crefito-3 Dra. Fabia Dellapiazza explicou que nas últimas décadas, as Práticas Integrativas e Complementares vêm ganhando espaço nas mídias, congressos e pesquisas. “Desde 2006, as PICs ganharam espaço na Portaria nº 971/2006, do Ministério da Saúde, na qual foram reconhecidas como recurso terapêutico. De lá pra cá, a portaria do MS vem sendo ampliada com novas técnicas e recursos terapêuticos”. 


Neste momento de pandemia, o Crefito-3 decidiu elaborar a cartilha das PICs, por meio de  um conjunto de orientações sob o olhar das Práticas Integrativas e Complementares, proporcionando qualidade nas informações e ferramentas para orientar, prevenir e tratar de forma coadjuvante, pacientes e suas demandas. Dra. Fábia disse que “a maioria dos recursos utilizados nas PICs são milenares. Têm se realizado no mundo pesquisas, principalmente, com Acupuntura, que é uma das PICs e uma das especialidade da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. Muitas universidades e centros de pesquisa têm laboratório evidenciando a prática baseada na ciência. Lembrar que essas técnicas e esses recursos são complementares, mas no momento que estamos vivenciando hoje de pandemia, talvez seja um recurso primário”. 


Dra. Fábia ressaltou que, “na cartilha elaborada por profissionais do Crefito-3, selecionamos de forma bastante segura e eficaz, informações encontradas na Portaria do Ministério da Saúde. Na Fitoterapia, numa das formas mais antigas que é a rasura de chá, na Acupuntura com alguns pontos que melhoram a distância e, com acupressão questões relacionadas ao sono, ansiedade, tristeza, preocupação. Selecionamos, também, algumas práticas que envolvem a meditação e a linguagem corporal como os exercícios de yoga, tai chi e outros que permitem a mobilização de membros, proporcionando um equilíbrio entre mente, corpo e espírito”, concluiu. 


Live de Plantão


Nesta sexta-feira, dia 12 de junho, às 15 horas, Dra. Fábia irá apresentar e discutir a cartilha das PICs em uma live de plantão do Crefito-3. O encontro irá abordar as Práticas Integrativas e Suplementares em Saúde, no contexto da Pandemia do Novo Coronavírus - COVID 19, para as categorias de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional no Estado de São Paulo.


Acesse a cartilha aqui.