Crefito-3 lança manual de recomendações para assistência hospitalar na COVID-19
Documento apresenta recomendações e sugestões para orientação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais quanto à assistência aos pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19 internados em ambiente hospitalar

O Crefito-3, em breve, irá lançar uma nova versão do Manual de Recomendações para Assistência Hospitalar, com ênfase na pandemia da COVID-19. O fisioterapeuta e membro da Frente de Coordenação de Agentes Fiscais Especiais do Crefito-3, Dr. Celso Carvalho, explicou que, para esta nova versão, foram incluídas diversas partes, tais como informações referentes à biossegurança do profissional quanto à parte de oxigenoterapia. “Foi introduzida a assistência com catéter de alto fluxo; uma maior quantidade de informação sobre a ventilação não-invasiva, sobre a intubação oro-traqueal e também o uso da posição prona tanto em pacientes sedados quanto em pacientes em ventilação espontânea”, descreveu Dr. Celso.


O manual apresenta recomendações e sugestões para orientação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais quanto à assistência aos pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19 internados em ambiente hospitalar. Vale ressaltar que o material não substitui o julgamento clínico realizado pelo profissional e organograma institucional à beira; este documento está em constante atualização. Dr. Celso informou que “o manual contém outros temas que não foram abordados na versão anterior, tais como os fenótipos do COVID-19, a fisiopatologia desses fenótipos, incluindo imagens de raio-x, a maneira correta de realizar aspiração das vias aéreas do paciente. Além desses temas, os profissionais terão acesso a informações sobre teleatendimento e teleconsulta, reabilitação do paciente pós-COVID, EPIs e muito mais.


Acesse este manual aqui.