Com mais de 3 mil beneficiados, Crefito-e segue com doação de face shields para o interior
Com o avanço dos casos de COVID-19 em cidades do interior de São Paulo, Conselho está com o olhar direcionado às equipes que atuam em municípios dessa região do estado

As autoridades de saúde do estado de São Paulo revelaram que mais de 60% de novos casos da COVID-19 se encontram agora fora da capital que, até algumas semanas atrás, concentrava o número de pacientes da doença. 


Com e proliferação de casos nas cidades do interior e do litoral, as instituições de saúde dos municípios dessas regiões devem enfrentar crise semelhante à vivida pelos profissionais de saúde da capital, em especial, a carência da oferta de equipamentos de proteção individual em número suficiente para as equipes da linha de frente. 


Preocupado com a garantia da segurança dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que estão atuando na assistência direta aos pacientes vítimas da COVID-19 nesses municípios, o Crefito-3 está reforçando a divulgação sobre a doação de face shields para esses profissionais.


“Ainda em abril, o Crefito-3 esteve em visita aos hospitais do interior e litoral, para verificar as condições de segurança oferecida por essas instituições, recorda Dr. José Renato de Oliveira Leite, presidente do Crefito-3. “Desde aquela época já sinalizamos aos profissionais sobre a possibilidade de solicitar a doação de face shields para proteção das equipes”. 


Dr. José Renato explica que algumas solicitações foram feitas por profissionais do interior, mas que, como os casos da COVID-19 ainda eram raros nos hospitais da região, as doações do EPI acabaram concentradas na capital. “Infelizmente, chegou o momento de os colegas do interior viverem a pandemia mais de perto. Para passar por este enfrentamento garantindo melhor sua segurança, saibam que podem contar com as face shields doadas pelo Crefito-3”.


Ações do Crefito-3 pela garantia da biossegurança começaram em abril


Com a chegada da pandemia de COVID-19 em São Paulo, e a decretação, por parte do Governo do Estado,  da quarentena, a Frente de Coordenação de Agentes Fiscais Especiais, grupo reunido pelo Crefito-3, iniciou a definição de estratégias e ações para garantir a biossegurança de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da linha de frente de combate à doença.  


A primeira ação contou com agentes fiscais especiais que mapearam todos os hospitais do estado de São Paulo, para identificar quaisquer problemas no fornecimento de EPIs para as equipes de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. 


A partir desse mapeamento e da identificação das instituições mais problemática quanto à garantia da segurança dos seus profissionais, duas ações foram adotadas pelo Crefito-3 - a primeira foi a denúncia, ao Ministério Público do Trabalho, das instituições que estavam expondo suas equipes a riscos biológicos. A segunda medida foi buscar formas de garantir essa segurança aos profissionais que as instituições não puderam garantir, por meio da aquisição de face shields para doação aos profissionais atuando na linha de frente da COVID-19. As 5 mil unidades adquiridas foram complementadas com mais 1.700 unidades, doadas pelo Projeto Gama.


Números de doações


De acordo com dados da Frente de Coordenação de Agentes Fiscais Especiais, foram doados, até o momento,  3.125 face shields. Também foram registrados mais de cinco mil pedidos para recebimento desse EPI. O número inclui, também, solicitações feitas por supervisores de estágios, das instituições de ensino que mantiveram essa atividade prática. 


Os dados apresentados pela Frente de Coordenação também registram 58 equipes de hospitais receberam as doações, além de dez clínicas e serviços de home care, além de dezenove universidades.


Para solicitar o EPI


A doação dos EPIs é, preferencialmente,  para os profissionais que estão atuando na linha de frente da COVID-19. A solicitação deve ser feita por meio do  link http://bit.ly/C3-EPI


O material só poderá ser retirado pelo profissional cadastrado na data, horário e local agendado, após a confirmação do Crefito-3.