Utilização da ultrassonografia pela Fisioterapia é tema de evento online gratuito
Organizado pelo Sistema Coffito/Crefitos, evento “Ao alcance de todos” irá apresentar as possibilidades da ultrassonografia como suporte à avaliação cinesiológica em diferentes áreas de atuação do fisioterapeuta

No próximo dia 27 de junho o Sistema Coffito/Crefitos irá realizar, em espaço virtual da plataforma de eventos Sympla, o evento “Ao alcance de todos”, que irá tratar das diferentes possibilidades de utilização da ultrassonografia como recurso complementar de fisioterapeutas  para avaliação cinesiológica.


Aliada cada vez mais presente no universo da Fisioterapia, a ultrassonografia será apresentada no evento por fisioterapeutas de diferentes áreas de especialidade, que já utilizam o recurso em sua prática. 


Possibilidades na avaliação cinesiológica


Durante o evento, serão abordadas quatro possibilidades de utilização da ultrassonografia em Fisioterapia: a ultrassonografia cinesiológica na avaliação pulmonar do paciente com COVID-19; avaliação ultrassonográfica cinesiológica diafragmática e musculoesquelética; ultrassonografia cinesiológica para avaliação funcional do assoalho pélvico feminino e recurso de biofeedback; e avaliação da conectividade fascial entre os diversos sistemas.  


Palestrante no evento “Ao alcance de todos”, Dr. Marcelo Terra, fisioterapueta, que irá abordar o uso da ultrassonografia em pacientes com COVID-19,  utiliza há quatro anos a ultrassonografia em pacientes internados na UTI por patologias que alteram a aeração pulmonar. “Como a COVID-19 acomete muito os pulmões, a ultrassonografia é uma excelente ferramenta para avaliar esse paciente”, explica. Ele lembra que esses pacientes ficam por muito tempo sedados, utilizando bloqueador neuromuscular e, muitas vezes, ficam na posição prona por longos períodos o que impossibilita a realização de outros exames de imagem, como a tomografia e o raio-x de tórax.  


Dr. Marcelo Terra  também enfatiza que os aparelhos de ultrassonografia já são portáteis, podendo ser facilmente levados à beira-leito no hospital ou a um atendimento domiciliar.


Grande procura por inscrições


O evento “Ao alcance de todos” foi idealizado pelo Sistema Coffito/Crefitos após o cancelamento de evento semelhante, que seria realizado por uma empresa fabricante de aparelhos de ultrassonografia (para saber mais sobre esse cancelamento, leia aqui, e escute aqui). 


Assim que foi divulgada a data do evento do sistema Coffito/Crefitos, foi grande a procura dos profissionais e as inscrições se encerraram em pouco tempo. 


O evento “Ao alcance de todos acontece neste sábado, 27 de junho, na plataforma Sympla, com inscrições esgotadas.