A ciência e a pesquisa em Fisio e em TO precisam de sua colaboração
Pesquisadores solicitam com frequência ao Crefito-3 que suas pesquisas possam ser disponibilizadas pelo Conselho aos profissionais cadastrados neste regional, permitindo assim a ampliação de participação nos questionários.

Disponibilizamos este espaço para facilitar o acesso. Informamos que os pesquisadores solicitaram formalmente à Diretoria desta Autarquia e que fica assegurada a confidencialidade das informações obtidas no questionário e o sigilo sem identificação do nome dos participantes em todos os processos de pesquisa.


As seguintes pesquisas precisam de sua colaboração:





__________________

Nome da pesquisa: “Uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais de saúde no combate a COVID 19”, que tem como título reduzido: "E.P.I. Covid19 Brasil" IES: Universidade Federal de Juiz de Fora.

Pesquisadores:

Profa. Dra. Angélica da Conceição Oliveira Coelho - Coordenadora da Pesquisa. Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional Detalhes: Pesquisadores do Núcleo de Estudos em Infecções e Complicações Relacionadas à Assistência à Saúde (NEICAS) da UFJF solicitam apoio na divulgação da pesquisa "Uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais de saúde no combate à COVID-19". Esta é financiada pelo CNPq e conta com as parcerias: UFMG, UFSJ, Aarhus University, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Instituto René Rachou Fiocruz Minas. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Humana da Universidade Federal de Juiz de Fora, Parecer N. 4.210.759. - Se você for Profissional da Atenção Primária à Saúde de qualquer lugar do Brasil, participe através deste link:

Clique aqui - Se você for Profissional vinculado a programa de residência na área da saúde de qualquer lugar do Brasil, participe através deste link: Clique aqui

Observações: Sua participação e/ou contribuição com a divulgação é de grande importância! Para maiores informações, acesse o site: http://www.ufjf.br/epicovid19/ __________________

Nome da pesquisa: “O Uso Da Ventosaterapia Nas Disfunções Musculoesqueléticas: Comportamentos, Barreiras E Atitudes De Fisioterapeutas Brasileiros.” IES: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)


Pesquisadores: 

Prof. Dr. Marcelo Cardoso De Souza (Ufrn/Facisa) - Orientador Nayara Da Silva Pontes (Ufrn/Facisa) - Orientanda

Área: Fisioterapia Detalhes: O objetivo deste estudo é conhecer os comportamentos, barreiras e atitudes de fisioterapeutas brasileiros em relação à prática da ventosaterapia nas disfunções musculoesqueléticas. Para participar da pesquisa é necessário que você atenda pacientes na área de musculoesquelética e use em algum momento da prática clínica, a VENTOSA como recurso terapêutico. Projeto aprovado pelo CEP/FACISA/UFRN (Parecer 4.216.531). Acesse agora


__________________



Nome da pesquisa: “Telereabilitação na osteoartrite do joelho e/ou do quadril [Fisioterapeutas]” IES: UFSCar

Pesquisadores: Ana Elisa S Jorge (PT, PhD - UFSCar/Universidade de Melbourne) Tania F Salvini (PT, PhD - UFSCar) Belinda J Lawford (MD, PhD - Universidade de Melbourne) Kim Bennell (PT, PhD - Universidade de Melbourne) Rana Hinman (PT, PhD - Universidade de Melbourne).

Área: Fisioterapia


Detalhes: Trata-se de um estudo sobre a percepção/opinião de Fisioterapeutas e de pessoas com osteoartrite (OA) a respeito da TELEREABILITAÇÃO, especificamente na prescrição de exercícios físicos via telefone e via videochamadas. Estudo aprovado pelo CEP/UFSCar (CAAE: 31064620.5.0000.5504) e financiado pela FAPESP. Acesse agora Observações: Caso conheça alguém com osteoartrite (do joelho ou do quadril), poderá encaminhar este formulário para pessoas com OA pelo link: https://bit.ly/pessoa-com-oa


__________________



Nome da pesquisa: “Nível de atividade física, qualidade do sono e capacidade para o trabalho de profissionais de saúde atuantes na linha de frente no combate à pandemia de COVID-19” IES: Universidade Federal do Pará (UFPA) Pesquisadores: Dr. William Rafael Almeida Moraes (Coordenador da pesquisa) e Profª Drª Laura Maria Tomazi Neves (Orientadora da pesquisa)

Área: Fisioterapia

Detalhes: O objetivo da referida pesquisa consiste em avaliar o nível de atividade física, a qualidade do sono e a capacidade para o trabalho de profissionais de saúde atuantes na linha de frente no combate à pandemia de COVID-19. A pesquisa tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA – EBSERH, sob o parecer: 4.164.669/2020 Acesse agora


__________________



Nome da pesquisa: “Análise do perfil de atuação dos fisioterapeutas brasileiros acerca do atendimento ao paciente com doença de Alzheimer”

IES: PUCRS

Pesquisadoras:

Kethlen Natiele de Almeida Pereira, da equipe da Dra. Margarete Diprat Trevisan, sob orientação da Dra. Jociane de Carvalho Myskiw.


Área: Fisioterapia


Detalhes:

O objetivo geral da pesquisa é verificar e analisar o perfil de atuação dos fisioterapeutas do Brasil com relação ao atendimento oferecido ao paciente portador da doença de Alzheimer. Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa CAAE nº 00320918.2.0000.5336.


Acesse agora.



_________________



Nome da pesquisa: “Mapeamento de Intervenções da Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Crianças com Paralisia Cerebral.”

IES: UFRN/FACISA


Pesquisadoras:

Dra. Ianka Maria Bezerra Cunha Dias (Fisioterapeuta) - Mestranda do Programa de Pós – Graduação em Ciências da Reabilitação (UFRN/FACISA); Dra. Egmar Longo Hull (Fisioterapeuta) - Professora do Curso de Fisioterapia da UFRN/FACISA e Dra. Ana Carolina de Campos (Fisioterapeuta) - Professora do Curso de Fisioterapia da UFSCAR


Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional


Detalhes: O trabalho visa mapear as práticas de intervenção utilizadas por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuam na área pediátrica.

Trata-se de uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética (CAAE: 18049919.4.0000.5568).

O mapeamento de intervenções é uma etapa primordial para ações de implementação de prática baseada em evidências.


Acesse agora.



_________________



Nome da pesquisa: “Adesão às Diretrizes de Prática Clínica para Avaliação e Tratamento de Síndrome do Túnel do Carpo por Fisioterapeutas Brasileiros.”

IES: UFTM/UFU


Pesquisadoras:

Dra. Amanda Avelar de Resende (Fisioterapeuta) - Mestranda em Fisioterapia. Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia UFTM/UFU, Dra. Paula Regina Mendes da Silva Serrão (Fisioterapeuta) - Doutora em Fisioterapia – UFSCar. Pesquisadora colaboradora, Profª. Dra. Luciane Fernanda Rodrigues Martinho Fernandes (Fisioterapeuta) - Doutora em Educação Física – UNICAMP. Orientadora e responsável pela pesquisa


Área: Fisioterapia


Detalhes: O objetivo desta pesquisa é investigar se os fisioterapeutas brasileiros aderem às diretrizes de prática clínica baseadas em evidências para a avaliação e tratamento de síndrome do túnel do carpo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética sob parecer número: 3.903.325 e CAAE: 26412219.0.0000.5154 e garante a confidencialidade e a privacidade dos participantes.

Carta convite: Clique aqui e aqui


Acesse agora. 

 

 



Nome da pesquisa: “Percepções do fisioterapeuta sobre a assistência de pacientes neuropediátricos via telemonitoramento durante o período

de distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19 - Um estudo do tipo survey com fisioterapeutas brasileiros.”

IES: Centro Universitário Unifacvest


Pesquisadores:

Hanahira dos Santos Machado, Maria Eduarda Silva Mendes e Suiani da Silveira, sob coordenação do Professor Dr. André Luís Ferreira de Meireles


Área: Fisioterapia


Detalhes:

O objetivo desse questionário é coletar informações referentes a utilização da telemonitorização, durante o distanciamento social, por fisioterapeutas neuropediátricos, bem como, entender a percepção dos mesmos sobre essa nova modalidade de atendimento.

Esse estudo foi submetido e aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do Centro Universitário Unifacvest – Lages – SC (CAAE: 33265920.7.0000.5616), via Plataforma Brasil.


Acesse agora.


__________________



Nome da pesquisa: “A prática baseada em evidências (PBE) faz parte da rotina de fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia?”

IES: parceria entre a FACCAT e UEPA


Pesquisadora: 

DSc. Dra. Fabiana do Socorro da Silva Dias de Andrade


Área: Fisioterapia


Detalhes: Os principais objetivos da pesquisa são:

1. Determinar se o uso e aplicação dos variados instrumentos da literatura estão presentes na prática de estudantes de graduação e fisioterapeutas.

2. Determinar os fatores que restringem e/ou impedem a aplicação da literatura na prática clínica de estudantes de graduação e fisioterapeutas.

3. Traçar o possível perfil da amostra que utiliza a literatura como ferramenta de trabalho.

Pesquisa autorizada em Comitê de Ética sobre prática baseada em evidências entre fisioterapeutas (CAAE: 29246819.6.0000.8135).


Acesse agora.



__________________



Nome da pesquisa: “Estudo da Prática Baseada em Evidências (PBE), por meio do Teste Modificado de Fresno”

IES: Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Pesquisadores:

Prof. Anderson Martins da Silva - Doutorando em Fisioterapia, Universidade Cidade de São Paulo; Profa. Dra. Rosimeire Simprini Padula (Orientadora) - Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia, Universidade Cidade de São Paulo


Área: Fisioterapia


Detalhes: O projeto apresentado pelos pesquisadores possui três objetivos:

1) Desenvolver e testar as propriedades de medida da versão curta do Teste Modificado de Fresno para

Fisioterapeutas na versão brasileira.

2) Aplicar a versão curta do Teste Modificado de Fresno para profissionais Fisioterapeutas, e avaliar se há diferença significativa das habilidades e competências para o uso PBE, de acordo com a especialidade.

3) Avaliar as propriedades de responsividade do Teste Modificado de Fresno para Fisioterapeutas.

O projeto é desenvolvido pelo Programa de Doutorado da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa – no 3.896.199


Acesse agora.


__________________