Prevenção ao suicídio também é pauta na pandemia de COVID-19
Campanha do Setembro Amarelo 2020 chegou, mais uma vez, para conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio, com especial atenção à pandemia de COVID-19

O Setembro Amarelo chegou, mais uma vez, e com ele a missão de conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio. Este ano data possui um diferencial: a pandemia de COVID-19, que afetou, também, a saúde mental das pessoas. No mês de maio, a Organização das Nações Unidas (ONU) destacou a necessidade de aumentar investimentos em serviços de saúde mental durante a pandemia de COVID-19. O Diretor- Geral da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que “o impacto da pandemia na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante. O isolamento social, o medo de contágio e a perda de membros da família são agravados pelo sofrimento causado pela perda de renda e, muitas vezes, de emprego".


Além das questões relacionadas à COVID-19, a pandemia impôs o distanciamento social e desencadeou problemas que podem provocar danos à saúde mental. O agravamento de sintomas como depressão, ansiedade, medo em pessoas que estão em tratamento mental pode levar a comportamentos suicidas. 


Atuação

O Crefito-3 abordou a temática das dores da mente durante a pandemia de COVID-19 na edição 88 do podcast Movimenta e nas edições 30 e 31 do podcast Fisio e TO Em Movimento. Nesses dois episódios, foram discutidos o papel dos profissionais da saúde na prevenção ao suicídio e as questões relacionadas aos sinais do comportamento suicida. 


Live 

Nesta sexta feira, dia 11 de setembro, foi realizada live do projeto “Juntos com a T.O. até o Final” com as terapeutas ocupacionais Dra. Carolina Prado, Dra. Evelin Melo e Dra. Priscilla Cordeiro que irão abordar o tema “Entendendo a prevenção ao suicídio, a partir do olhar e abordagem da Terapia Ocupacional”