Eleições Crefito-3: atenção ao prazo para regularizar pendências
Profissionais inscritos no Regional de São Paulo tem até o dia 13 de outubro para regularizar pendências com o Conselho e poder exercer o direito ao voto.

A Comissão Eleitoral designada para as eleições no Crefito-3 definiu prazo para que os profissionais inscritos no Conselho regularizarem pendências para poderem votar. Todo o processo eleitoral 2020 do Crefito-3 terá análise e deliberação feitos pela Comissão Eleitoral e pelo Plenário do Coffito. O processo eleitoral no Sistema Coffito/Crefitos é definido desde 1975 pela Lei Federal 6316. Essa lei estabelece a duração de 4 anos para o mandato de uma gestão. O mandato atual se encerra em 20 de setembro e cabe à gestão realizar o processo eleitoral dentro dos prazos, evitando a vacância administrativa no regional.


Votação online

A realização do processo eleitoral 2020 do Crefito-3, que vai ser efetivado sob a Resolução Coffito 519/2020, que entre outras mudanças, permite a realização de votação eletrônica, exigindo que esta modalidade seja adotada em caso de regionais com mais de 30 mil inscritos. Em São Paulo, a eleição será a maior da história do Sistema Coffito/Crefitos, podendo superar 80 mil inscritos. Pela primeira vez, as eleições serão totalmente online.


Quando serão as eleições?

A Comissão Eleitoral e o Coffito ainda não definiram a data em que será realizada a votação. O processo eleitoral ainda não chegou nesta etapa. Portanto, ainda não pode ser definida uma data para o pleito. Entretanto, assim como as chapas que estão concorrendo precisam respeitar prazos, o profissional que vai votar também tem um prazo a respeitar. 


Prazo para regularização

A Comissão Eleitoral enviou um ofício ao Crefito-3 requerendo que fossem tomadas todas as providências administrativas necessárias para a divulgação da data limite para regularização. Portanto, profissionais que tiverem pendentes com o Conselho devem regularizar a situação até o dia 13 de outubro para ficar quite e poder votar. Isso vai garantir o direito de escolha do colegiado que irá comandar o Crefito-3 nos próximos anos. 


Todas as informações sobre o processo eleitoral do Crefito-3 estão no site do Conselho, na aba Eleições/2020 e no site do Coffito.