Nova onda: Brasil já passa dos 7 milhões de casos de COVID-19
Brasil registrou quase 185 mil óbitos desde o começo da pandemia e superou 7 milhões de casos confirmados da doença. DF e mais 18 estados, incluindo São Paulo, tiveram aumento de casos

Na terça-feira, dia 15 de dezembro, o consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia no País a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Segundo esses dados, o Brasil registrou quase 185 mil óbitos desde o começo da pandemia e superou 7 milhões de casos confirmados da doença. O Distrito Federal e mais 18 estados, como São Paulo, também registraram aumento de casos de COVID-19. 


Nos últimos dias, o estado de São Paulo tem passado por um novo agravamento da pandemia, com alta de internações, novos casos e novas mortes por coronavírus. Para se ter uma ideia, a média de ocupação nos leitos de UTI dos hospitais de São Paulo é de 61%, sendo que em outubro, este índice era de 33%. Em dois meses, a taxa de ocupação quase dobrou e está levando muitos profissionais de saúde, especialmente os plantonistas e intensivistas à exaustão. 


A Prefeitura de São Paulo disse ter ampliado o número de leitos em hospitais e que, por enquanto, são suficientes para atender os pacientes. Apesar disso, permanece o alerta para que as pessoas mantenham o distanciamento social, usem máscara, evitem aglomerações, higienizem as mãos e sigam os cuidados de prevenção à COVID-19.