Coffito divulga valor atualizado do Coeficiente para cálculo do RNPF e RNPTO
Parâmetro para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais definirem valor de seus procedimentos, RNPF e RNHTO são calculados sobre um coeficiente, que em 2021 vale R$ 0,65

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) publicou o novo valor definido para o Coeficiente de Valoração (CV) e o Coeficiente de Honorários, respectivamente,  para os procedimentos de Fisioterapia e para os procedimentos de Terapia Ocupacional. Em 2021, o CV e o CHTO  valem R$ 0,65.


O CV  e o CHTO são as bases para o cálculo dos valores previstos no Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF) e para o Referencial Nacional de Honorários Terapêutico Ocupacionais (RNHTO), que definem parâmetros para a precificação dos procedimentos realizados por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.


A última revisão do CV (antigo CHF, Coeficiente de Honorários Fisioterapêuticos) havia sido realizada em 2020 pela Comissão de Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (CRNPF). O valor é revisado anualmente e é calculado sobre a variação do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – IPC/FIPE, no acumulado entre janeiro e dezembro do ano anterior. O mesmo procedimento vale para a atualização do CHTO.



Como utilizar o CV e o CHTO?

Para cada procedimento, o valor do CV - ou do CHTO -  deve ser multiplicado pelo valor correspondente a este procedimento no RNPF, ou no RNHTO, para que o profissional tenha um parâmetro dos valores em Reais. 


Para cada procedimento descrito no respectivo Referencial Nacional, é possível aplicar uma variação de 20% para menos nos valores, considerando as características econômicas de cada região do Brasil. 


Em atendimentos onde o profissional seja um especialista com título chancelado  por sua associação e reconhecido pelo Coffito, a precificação terá um acréscimo de 20% em seu valor. 

Os profissionais podem, ainda, acrescentar 50% sobre os valores, em caso de procedimentos de urgência e emergência realizados no período das 19h às 7h do dia seguinte, e 100% em qualquer horário de domingos e feriados, conforme previsto na legislação trabalhista e nos Acordos Coletivos de Trabalho.


Para ver  os valores do RNPF já calculados de acordo com o CV para 2021 (já convertido em Reais) , clique aqui.


Para ver  os valores do RNHTO já calculados de acordo com o CV para 2021 (já convertido em Reais) , clique aqui.