Profissionais de saúde autônomos com mais de 60 anos começam a ser vacinados em São Paulo
Grupo inclui fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, odontólogos e outros profissionais da área que atuam em hospitais, clínicas e ambulatórios.

Nesta terça-feira, dia 9 de fevereiro, a Capital Paulista inicia a vacinação contra a COVID-19 de profissionais de saúde autônomos com mais de 60 anos. Esta nova etapa inclui fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, enfermeiros, nutricionistas, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física e médicos veterinários que trabalham em hospitais, clínicas e ambulatórios.


De acordo com a Prefeitura de São Paulo, os funcionários que estiverem no local de trabalho serão vacinados na própria unidade e aqueles que estão desempregados podem se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência ou nos drive-thrus e Centros Escolas. Para receber a vacina é necessário apresentar CPF, Cartão SUS (quem tiver) e o registro no Conselho de classe.


Grupos prioritários

A vacinação dos profissionais de saúde na capital paulista estava restrita aos trabalhadores que atuam na linha de frente da COVID-19 ou em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bem como aos indígenas e quilombolas. Para o público geral, as doses estão sendo aplicadas em idosos com mais de 90 anos e a imunização do grupo etário com mais de 85 anos está prevista para começar a partir da próxima segunda-feira, dia 15. Entretanto, a Prefeitura de São Paulo considera antecipar a imunização deste grupo para o dia 12, sexta-feira.


Outras faixas etárias

Ainda não há previsão para o início da vacinação de outras faixas etárias, o que vai depender da disponibilização de mais doses de vacinas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Para agilizar o atendimento, idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha pode realizar o cadastramento para a vacinação contra a COVID-19 através do site Vacina Já


Drive-thru em São Paulo


Nesta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, a vacinação de idosos com mais de 90 anos foi ampliada em cinco postos drive-thru e centro-escolas. A vacinação nos drive-thrus ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já nas UBSs e nos centro-escolas, das 7h às 19h.


A prefeitura orienta que os idosos dependentes sejam acompanhados por apenas uma pessoa, a fim de evitar aglomerações. 


Postos de vacinação drive-thru em São Paulo:

  • Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller;

  • Estádio Neo Química Arena (Corinthians);

  • Autódromo de Interlagos; - Rua Jacinto Júlio, portão EHN;

  • Anhembi - Rua Olavo Fontoura - Portão 38;

  • Igreja Boas Novas - Rua Marechal Malet, 611 - Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo;


Centro-escolas para vacinação:

  • Centro-Escola Barra Funda
    Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283

  • Centro-Escola Geraldo de Paula Souza
    Av. Dr. Arnaldo, 925

Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã
Av. Vital Brasil, 1.490