Crefito-3 cria Comitê de Crise da Covid-19 para oferecer suporte aos profissionais
Conselheiros e delegados vão visitar equipes de todos os hospitais do estado de São Paulo para apoiar fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em problemas como carga de trabalho excessiva; desrespeito ao limite legal de 30 horas semanais e estresse ocupacional

Está em fase de composição no Crefito-3 o Comitê de Crise da Covid-19, que tem como proposta apoiar e oferecer suporte aos profissionais de todo o estado de São Paulo. Profissionais esses que, além de sofrerem com o medo e o estresse de atuar na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus, ainda enfrentam os efeitos do agravamento da pandemia, como sobrecarga de pacientes e jornada semanal de trabalho superior às 30 horas previstas em Lei


O Comitê de Crise da Covid-19 - idealizado como misto de ação de solidariedade e fortalecimento das profissões - será coordenado pelo conselheiro Dr. Ari Osvaldo Alves, fisioterapeuta, e composta por conselheiros, delegados e fiscais do Crefito-3, que irão visitar todos os hospitais onde houver atendimento a pacientes da Covid-19. As visitas contarão com todos os representantes do Crefito-3 devidamente vacinados e paramentados com os EPIs exigidos.


Busca por condições dignas aos profissionais para enfrentar a Covid-19


Nas visitas aos hospitais, os representantes do Crefito-3 irão falar com gestores e chefes de serviço, para que proporcionem condições dignas de trabalho para todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que estejam atuando na assistência direta aos pacientes da Covid-19.


Caso as demandas do Crefito-3 não sejam atendidas, todas as situações de desrespeito às normatizações do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e de outros órgãos, serão denunciadas às autoridades competentes, para que sejam tomadas as devidas providências. 


Na avaliação dos conselheiros, é importante, neste momento mais crítico da pandemia da covid-19, que o Crefito-3 esteja mais presente, para que os profissionais se sintam, de fato, amparados.



Comitê de Crise da Covid-19 do Crefito-3 


Coordenador


Dr. Ari Osvaldo Alves - fisioterapeuta


Membros


Dr. Jeferson Gonçalves Azevedo - fisioterapeuta


Dra. Karol Casagrande Crepaldi - terapeuta ocupacional


Dra. Cristiane Ferreira da Silva Carvalho - fisioterapeuta


Dr. Thiago Marraccini Nogueira da Cunha - fisioterapeuta


Dra. Juliana Mendes de Cerqueira Leite - fisioterapeuta


Dra. Fernanda Freire Pereira Lima - fisioterapeuta


Dra. Ana Flavia Dias Tanaka Shimoguiri - terapeuta ocupacional