Crefito-3 cria Câmara Técnica de Prática Baseada em Evidência
A Prática Baseada em Evidências (PBE) é um processo de tomada de decisão que combina a melhor evidência científica disponível, com a experiência clínica e as preferências do paciente.

No dia 16 de setembro, o Crefito-3 publicou a Portaria nº 118, que cria a Câmara Técnica de

Prática Baseada em Evidência (PBE), com o objetivo de capacitar fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para que consigam associar sua expertise profissional às melhores evidências científicas disponíveis, respeitando-se as individualidades dos pacientes/clientes/usuários.


Conforme explicou a terapeuta ocupacional Dra. Jady Luara Veríssimo, Coordenadora da Câmara Técnica de Prática Baseada em Evidência, em conjunto com a fisioterapeuta Dra. Jane Suelen,  “atualmente há um grande volume de pesquisas e artigos científicos publicados, porém a grande maioria são de baixa qualidade metodológica o que compromete a veracidade dos resultados. Isto dificulta a implementação do conhecimento científico na prática clínica pelos profissionais da saúde, que em sua grande maioria não tem conhecimentos técnicos para encontrar e distinguir as melhores evidências disponíveis”. 


A criação da Câmara Técnica de Prática Baseada em Evidências levou em consideração as Resoluções nº424 e nº 425 de 08 de julho de 2013, que estabelece, respectivamente, sobre o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia e Terapia Ocupacional e declara que os profissionais destas áreas devem se atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, capacitando-se em benefício da população a qual presta assistência, inserindo-se em programas de educação continuada e de educação permanente.  “Compete ao Crefito-3 zelar pela observância dos princípios deste código e a presente Câmara Técnica possibilitará um espaço de troca de saberes, que inclui a capacitação destes profissionais para o uso das melhores evidências científicas dentro de sua prática clínica”, disse Dra. Jady.