Crefito-3 reativa parcerias com revistas científicas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional
Suspensas desde 2016, parcerias com periódicos científicos das duas áreas tornam possível a divulgação e disseminação dos resultados das investigações de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que favorecem a consolidação do preceito da “prática baseada em evidências”

O presidente do Crefito-3, Dr. Raphael Ferris, e a diretora-secretária do Crefito-3, Dra. Jane Ferreira, se reuniram com representantes de duas importantes revistas da fisioterapia, para reativar parcerias de fomento e incentivo à produção de periódicos científicos dedicados tanto à Fisioterapia como à Terapia Ocupacional.


“O apoio do Crefito-3 aos periódicos torna possível a ampla divulgação de conteúdo de qualidade, que será incorporado à prática clínica dos profissionais”, explica a diretora-secretária. “Isso beneficia diretamente todos os clientes/pacientes/usuários. Enfim, o benefício do fomento do Crefito-3 se estende a toda a sociedade paulista”, conclui a Dra. Jane Ferreira.


A assinatura dos Termos de Fomento ocorreram em resposta ao Chamamento Público nº 001/2021 do Crefito-3, que tem por objeto a “Produção e acesso ao conhecimento para o alcance do melhor padrão de assistência àqueles que endereçam sua necessidade de cuidado e minimização de sofrimento físico, psíquico e social aos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais”.


Revistas contempladas


No retorno da política do Crefito-3 para fomento às publicações científicas, foram firmadas, inicialmente, parcerias com quatro periódicos: 


Brazilian Journal of Physical Therapy (BJPT), editado pela Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-Ft);


Revista de Fisioterapia e Pesquisa, vinculada à Fundação Faculdade de Medicina; 


Revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia - ABENFISIO;


Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional / Brazilian Journal of Occupational Therapy, da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (FAI-UFSCar).


“Mostrar ao mundo o conhecimento produzido no Brasil”


Editora da Revista Fisioterapia e Pesquisa, a Profa. Dra. Raquel Casarotto comemorou a assinatura da parceria com o Crefito-3. Para ela, essa iniciativa do Conselho é uma forma de ajudar a publicação a mostrar ao mundo o conhecimento produzido pelos fisioterapeutas brasileiros.


“É uma forma de divulgar o conhecimento, para que os fisioterapeutas possam ter melhores práticas baseadas em evidências”, define.


Para o Prof. Dr. Pedro Dal Lago, presidente da ABRAPG-Ft e responsável pela edição do Brazilian Journal of Physical Therapy (BJPT), a assinatura da parceria é “um passo gigantesco para a manutenção das atividades científicas do BJPT”.


O BJPT é a primeira revista científica brasileira da área da saúde brasileira. É nele que são publicados os principais artigos desenvolvidos pelos programas de pós-graduação no Brasil na área da Fisioterapia.


“Hoje o BJPT é a quinta revista com o melhor fator de impacto no mundo. Mais um motivo para a assinatura da parceria com o Crefito-3 ser fundamental para manter as atividades da revista, e para manter seu crescimento”. finalizou o Prof. Dr. Pedro Dal Lago.