Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 20/11/2022

Dia Nacional da Consciência Negra

A data homenageia o líder quilombola Zumbi dos Palmares e tem por objetivo levar à sociedade a reflexão sobre o racismo estrutural no Brasil, além de valorizar a cultura afro-brasileira.

Hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra. A escolha do dia se deu devido à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (1655-1695), que foi assassinado por bandeirantes em 20 de novembro de 1695. A data homenageia o líder e tem por objetivo levar à sociedade a reflexão sobre o combate aos racismos e à desigualdade social no Brasil, além de valorizar a cultura afro-brasileira e promover a inclusão do povo negro. 


Segundo a autora Lélia Gonzalez, “o 20 de novembro transformou-se num ato político de afirmação da história do povo negro, juntamente naquilo em que demonstrou sua capacidade de organização da proposta de uma sociedade alternativa; na verdade, Palmares foi o autêntico berço da nacionalidade brasileira ao se constituir como efetiva democracia racial, o símbolo vivo da luta contra todas as formas de exploração". (GONZÁLEZ, Lélia. O Lugar do negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982, p.57). 


Zumbi dos Palmares


Zumbi de Palmares foi um líder quilombola, negro pernambucano, que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade. Foi líder do Quilombo dos Palmares e morto em 1695 na região de Alagoas, por bandeirantes. Zumbi lutou contra a escravidão que terminou, oficialmente, 190 anos após sua morte, no dia 13 de maio de 1888 com a Lei Áurea. 


GT Antirracista 

O Grupo de Trabalho Antirracista do Crefito-3, que foi  criado pela Portaria Crefito-3, nº 176, de 8 de agosto de 2022, é composto pelas Dras. Merllin de Souza, Patrícia Rocha, Eulália Leonardo e Jady Veríssimo, sendo também parte da Comissão de Direitos Humanos, e que contribui fortemente para o debate e ensinamento contra quaisquer tipos de racismos em nossas práticas profissionais, em nossas atuações dentro da autarquia, visando o debate, construções de reflexões e notas que norteiam a gestão 2021-2025. O mote do GT Antirracista foi necessário para o desenvolvimento da agenda antirracista do Crefito-3 que foi construída no primeiro encontro por práticas antirracistas do Crefito-3 no ano de 2021.

Segundo Dra. Merllin de Souza, "Consideramos que os desafios são grandes, mas a luta antirracista em nossas profissões deve ser uma luta de todas e todos, visando o respeito ao que os Códigos de Ética e Deontologia das Profissões Fisioterapia e Terapia Ocupacional preconizam", define a coordenadora da Comissão de DIreitos Humanos do Crefito-3. 


Convidamos você a ampliar seus olhares para a temática assistindo a série de lives organizadas pelo GT Antirrarista do Crefito-3, em 2021, no evento Crefito-3 no Mês da Consciência Negra: Por Práticas Antirracistas em nosso canal no Youtube.