Últimas Notícias

Justiça valida atuação de fisioterapeutas em perícias no Pará

Decisões do Judiciário paraense asseguram prerrogativa profissional na esfera técnica


Coffito abre Consulta Pública do Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais

Participação da categoria é necessária para a melhor construção do RBPTO. Prazo para contribuir é até 30 de novembro de 2026


Vai precisar de algum serviço do Crefito-3? Antecipe suas solicitações até 28 de outubro

A migração para a plataforma Implanta prevê a suspensão temporária de serviços entre 29 de outubro e 8 de novembro. O novo sistema tem disponibilização prevista para 9 de novembro.


Crefito-3 EDUCA #136: Hospital de Transição


RESUMO SEMANAL 12 A 18 DE OUTUBRO DE 2026

Referencial Brasileiro de Procedimentos Fisioterapêuticos, Atividades Institucionais, agenda de eventos, e muito mais…


Crefito-3 EDUCA #135: Associação de Agentes Eletrofísicos e Medicina Regenerativa: Evidências, Experimentos e Perspectivas


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 21/10/2026

Justiça valida atuação de fisioterapeutas em perícias no Pará

Decisões do Judiciário paraense asseguram prerrogativa profissional na esfera técnica

A Justiça Federal e o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) proferiram decisões que garantem a fisioterapeutas o direito de atuar como assistentes técnicos e acompanhar perícias judiciais, inclusive exames do INSS, em procedimentos relacionados às suas áreas de conhecimento.

Na 2ª Vara Federal de Marabá (Processo 1007650-13.2024.4.01.3901), o juízo determinou que o profissional indicado pode acompanhar o rito de forma integral, assegurando a análise dos aspectos de sua especialidade. Durante o procedimento, houve questionamento sobre a possibilidade de o profissional acompanhar o exame físico realizado no paciente. 

O TJPA (Processo 0801029-64.2024.8.14.0028) anulou uma perícia que impediu um fisioterapeuta de acompanhar o ato, por falta de formação médica.  A corte definiu que a ausência de formação em medicina não impede o acompanhamento integral do processo da perícia, e determinou nova avaliação, citando prejuízo à defesa da parte.

O Coffito afirmou que as sentenças consolidam a competência legal da categoria para atuação no âmbito judicial.