Últimas Notícias

Crefito-3 estabelece tratativas com a CET pela isenção do rodízio municipal para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Reunião marca mais um passo do Conselho em direção à garantia desse direito aos profissionais


CREFITO-3 oficia operadora de saúde CASSI e reafirma a competência legal dos fisioterapeutas na utilização da Tabela TUSS

Conselho cobra correção de glosas indevidas e propõe reunião para garantir a justa remuneração dos profissionais.


C3 Científico - Câmara Técnica de Fisioterapia em Oncologia “Fadiga Oncológica, o que eu preciso saber?”


Fisioterapia e Terapia Ocupacional atuam na linha de frente da prevenção de quedas em idosos

Especialidades contribuem para promover autonomia, segurança e qualidade de vida na terceira idade


CREFITO-3 EDUCA #87: Atuação da Terapia Ocupacional com Pessoas com Deficiência nas Residências Inclusivas do SUAS


CREFITO-3 publica parecer técnico que reforça legitimidade do uso da Tabela TUSS por fisioterapeutas

A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 02/12/2022

Crefito-3 garante solicitação de exames por servidores públicos fisioterapeutas do município de Cajati

O CREFITO-3 recebeu denúncia de que a Unidade Radiológica do município aceitava apenas solicitações de exames advindas de servidores públicos médicos.

No dia 19 de outubro, a Procuradoria Jurídica do Crefito-3 enviou o ofício CREFITO-3/PROJUR/ nº 177/2022 à Prefeitura Municipal de Cajati solicitando esclarecimentos e providências quanto à postura do município ante à solicitação de exames pelo servidor público fisioterapeuta. O Conselho recebeu denúncia de que a Unidade Radiológica do município recusou a solicitação informando que apenas os servidores públicos médicos estavam liberados para tais solicitações, negando o exame solicitado pela servidora fisioterapeuta que, apesar de explicar sua autonomia na solicitação do exame, teve negada a solicitação.


A solicitação de exames de raio-x de cervical não é ato exclusivo do médico (artigo 5º, da Resolução Normativa nº 428/2017, da ANS (Agência Nacional de Saúde). Logo, a postura do Município de Cajati/SP ao negar o exame de sua servidora fisioterapeuta desencadeia a desassistência de munícipes - ou seja, usuários e, ainda, acarreta o desrespeito às normas que autorizam o exercício profissional do fisioterapeuta - o que é inaceitável.


Após encaminhamento do ofício, o Diretor de Saúde da Prefeitura Municipal de Cajati entendeu por autorizar a realização dos exames radiológicos solicitados pelos servidores públicos fisioterapeutas. 


Lembre-se: denunciar irregularidades ao Conselho é dever do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. Por meio das denúncias, o Departamento de Fiscalização mantém constante vigilância sobre serviços de Fisioterapia e de Terapeuta Ocupacional oferecidos por profissionais, instituições públicas e privadas, garantindo proteção à sociedade e assegurando as prerrogativas das profissões.