Entrevista com o fisioterapeuta Dr. Diego Galace
Dentre os temas das palestras, serão abordados a Classificação Brasileira de Diagnóstico Fisioterapêutico; Reabilitação Cardiovascular: vivências, pesquisas clínicas, translacionais e perspectivas; Registro Clínica e Consultório; O papel atual da Terapia Ocupacional e outros.
Entrevista com a fisioterapeuta Dra. Katherinne Ferro Moura Franco
Publicado em: 03/02/2023
4 de fevereiro: Dia Mundial do Câncer
O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Hoje é o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem por objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer. A campanha 2022-2024 da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) traz o tema “Fechar a lacuna de cuidado” (Close the Care Gap). No site da campanha, a UICC destaca a importância da união em prol de um progresso real na redução do impacto global do câncer. “O primeiro ano da campanha "Close the Care Gap" foi sobre entender e reconhecer as desigualdades no tratamento do câncer em todo o mundo”, diz a UICC. Além disso, a entidade listou fatos concretos que devem ser abordados no combate ao câncer em nível mundial: A desigualdade no tratamento do câncer custa vidas; As pessoas que procuram tratamento contra o câncer encontram barreiras a cada passo; Renda, educação, localização e discriminação com base em etnia, gênero, orientação sexual, idade, deficiência e estilo de vida são apenas alguns dos fatores que podem afetar negativamente o atendimento; A lacuna afeta a todos, incluindo você e seus entes queridos; Essas barreiras não são imutáveis. Eles podem ser alterados. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer. “Entre 80% e 90%, os casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores, são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.” Atitudes que podem prevenir o câncer: Não fumar; Adotar uma alimentação saudável; Manter o peso corporal adequado; Praticar atividades físicas; Amamentar; Realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos; Vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV; Vacinar-se contra a hepatite B; Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h; Evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.