Últimas Notícias

Projeto de Lei do piso salarial foi aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados

Durante a sessão de votação, o Crefito-3 esteve representado pelos membros da Comissão de Assuntos Parlamentares


Alerta de Golpe! Não acredite em ligações com o teor de suspensão de registro profissional

Golpistas falam em nome do Crefito-3 para enganar fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais!


Crefito-3 participa de evento do Instituto Aliança contra Hanseníase, em São Paulo

Evento faz parte de campanha sobre conscientização e sensibilização para o diagnóstico precoce da hanseníase.


SONAFE Brasil apresenta nova diretoria ao presidente do Crefito-3


Câmara Técnica de Terapia Ocupacional em Contextos Sociais participa do IV Simpósio Nacional em Socioeducação, em Brasília


Correlação x Causalidade: aspectos clínicos e radiográficos na síndrome do impacto femoroacetabular

Podcast com a fisioterapeuta e pesquisadora Dra. Flávia Nakatake


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 08/03/2023

Dia 8 de março: Dia Internacional da Mulher

Celebrado em mais de 100 países no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher recorda as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos e, tem por objetivo, conscientizar a sociedade acerca da luta contra a desigualdade de gênero e misoginia, visibilidade e representatividade, feminismo negro, combate à violência e preconceito contra todas as mulheres.


A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias, os baixos salários e a discriminação de gênero eram alguns dos ponto debatidos pelas manifestantes da época. 


A escolha da data


No dia 8 de março de 1917, ano da Revolução Bolchevique na Rússia, houve uma greve geral de milhares de operárias russas que recebeu o apoio de operários do mesmo país ligados à indústria pesada, como a metalurgia. As manifestantes protestavam contra a fome e contra a Primeira Guerra Mundial.


A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 1975 como o “Ano Internacional da Mulher” e, foi a partir desse ano que o 8 de março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher.


Mulheres na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional


A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional são profissões compostas majoritariamente por mulheres, que cuidam da saúde, acompanham as mulheres em seu cotidiano e que, juntas, lutam por justiça social e igualdade de direitos para todas. Vale destacar, ainda, que a criação do Crefito-3 contou com o protagonismo e o  trabalho de duas grandes mulheres, a fisioterapeuta Dra. Sônia Gusman, a primeira fisioterapeuta portadora do registro número 1 no Crefito-3, e a terapeuta ocupacional Dra. Veridiana Abr Makloof, a primeira terapeuta ocupacional portadora do registro número 1 no Crefito-3.


Dra. Sonia Gusman foi precursora do Sistema COFFITO/CREFITOs, como primeira presidente do COFFITO e articuladora da Lei de criação do Crefito-3, além de ter sido uma das maiores referências da Fisioterapia no Brasil. Iniciou seu legado de luta pela profissão ainda na faculdade, na década de 1960. Dra. Sonia Gusman foi uma das fundadoras da Associação Brasileira de Fisioterapia em Neurologia para o Desenvolvimento (ABRADIMENE). Foi coordenadora e instrutora do Conceito Bobath no Brasil e representante brasileira na World Confederation for Physical Therapy (WCPT).


Dra. Veridiana Arb Makhloof também foi pioneira em outras áreas. Iniciou a Terapia Ocupacional no Hospital Psiquiátrico do Juquery nos anos 1970 e inseriu a profissão nos quadros de saúde do estado de São Paulo. Foi também a primeira a compreender a importância do reconhecimento legal da profissão, assumindo – junto à fisioterapeuta Sonia Gusman - a tarefa de criar o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.