Imagem da notícia

Publicado em: 24/04/2023

Após denúncia do Crefito-3, Santa Casa de Lorena recebe visita técnica da Vigilância Sanitária


Em mais um caso em que o Crefito-3 constatou o descumprimento de normas referentes à presença de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em UTIs, a Vigilância Sanitária foi acionada para realização de visita técnica e adoção de providências.


Dessa vez, a instituição que apresentou irregularidades foi a Santa Casa de Misericórdia de Lorena.


A ação fiscalizatória do Crefito-3 - que motivou a denúncia à Vigilância Sanitária - constatou que os profissionais de Fisioterapia da Santa Casa de Lorena não são exclusivos da Unidade de Terapia Intensiva. Também foi constatado que não há profissional de Terapia Ocupacional atuante na UTI, desrespeitando o que é determinado pela RDC nº 7/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 


O Subgrupo de Vigilância Sanitária de Guaratinguetá, em ação conjunta com a Vigilância Sanitária de Aparecida,  acolheu a denúncia do Crefito-3 e realizou a  inspeção sanitária no estabelecimento.


Após a inspeção, foi concedido à instituição um prazo para adequação das irregularidades. A instituição será monitorada pelo Grupo de Vigilância Sanitária de Taubaté, que deverá acompanhar a adequação à RDC nº 7/2010.