Entrevista com o fisioterapeuta Dr. Carlos Bandeira de Mello Monteiro
Crefito-3 recebeu denúncia de profissionais que alegam cerceamento da autonomia profissional no exercício da Fisioterapia.
Edital com vagas para fisioterapeutas descumpriu a Lei Federal nº 8.856/94, que fixa a jornada de trabalho do fisioterapeuta em no máximo 30 (trinta) horas semanais.
Essa iniciativa tem como objetivo receber contribuições e sugestões do público em geral em relação ao texto apresentado.
Publicado em: 12/05/2023
CAP do Crefito-3 se reúne com parlamentares para discutir PL de interesse das profissões
Encontros trataram dos PLs do EaD na Saúde, Exames Complementares, Quiropraxia, Piso Salarial e Fisioterapia 24 horas nas UTIs.
No dia 9 de maio, a Comissão de Assuntos Parlamentares do Crefito-3 (também representando a Frente Política da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional) esteve em Brasília para tratar do andamento de projetos de lei de interesse das profissões. Estiveram à frente dos trabalhos a Coordenadora da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do Crefito-3, Dra. Renata Mazetti, a Procuradora Jurídica Dra. Priscilla Pecoraro e a Conselheira Efetiva Dra. Karina Bottcher Ribeiro Turquetto. Em Brasília, as representantes do Crefito-3 se encontraram com Carol Berçol, Coordenadora das Comissões da Liderança do PL, para discutir assuntos referentes às profissões, como os Projetos de Lei sobre o piso salarial da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional (PL 988/2015), exames complementares (PL 4571/2020), EAD (PL 5414/2016), entre outros. Conforme explicou Dra. Renata Mazetti, “Carol Berçol encaminhou que entraria em contato com o deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) sobre o PL dos Exames Complementares, e também com o deputado federal Zé Vitor (PL-MG) sobre as prioridades nos PLs que tramitam nesta comissão. Zé Vitor é presidente da Comissão de Saúde, local em que tramitam os PLs de interesse da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional”, explicou Dra. Renata Mazetti. A agenda do dia deu seguimento ao gabinete da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), para quem a equipe do Crefito-3 solicitou participação, através de um momento de fala, durante a audiência sobre o PL da Quiropraxia (PL 114/2015), que busca torná-la uma profissão independente. Outro encontro importante se deu com a deputada federal e fisioterapeuta Iza Arruda, relatora do PL do Piso Salarial, e com a assessora do deputado Mauro Benevides Filho, onde foram discutidas ações sobre o andamento do PL do Piso Salarial. "Solicitamos apoio no estudo do impacto financeiro, assim como ele fez com o PL da Enfermagem”, disse Dra. Renata. Outros projetos de lei também foram discutidos, como o PL da Fisioterapia nas Maternidades (PL 906/22) e o PL da Fisioterapia 24h nas UTIs (PL 1985/2019). “Com o assessor do deputado federal Idilvan Alencar, solicitamos convite para audiência pública com tema do EAD, que acontecerá dia 5 de junho, para distribuir às entidades representativas das profissões”, concluiu Dra. Renata. Acompanhe a tramitação dos Projetos de Lei de interesse da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional através dos links abaixo: PL Piso Salarial da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional (PL 988/2015) PL Exames Complementares (PL 4571/2020) PL EAD na Saúde (PL 5414/2016) PL da Quiropraxia (PL 114/2015) PL da Fisioterapia nas Maternidades (PL 906/22)