Últimas Notícias

#21 Jogo sério para telerreabilitação em paralisia cerebral na quarentena

Entrevista com o fisioterapeuta Dr. Carlos Bandeira de Mello Monteiro


Crefito-3 denuncia Rede Lucy Montoro por cerceamento de autonomia profissional

Crefito-3 recebeu denúncia de profissionais que alegam cerceamento da autonomia profissional no exercício da Fisioterapia.


Presidente do Crefito-3, Dr. Raphael Ferris, firma parceria para melhor qualificar o atendimento de fisioterapia em Araras


Crefito-3 abre edital de chamamento para produção e disponibilização de revistas científicas para os profissionais


Justiça determina que Prefeitura de Iguape retifique edital de concurso público

Edital com vagas para fisioterapeutas descumpriu a Lei Federal nº 8.856/94, que fixa a jornada de trabalho do fisioterapeuta em no máximo 30 (trinta) horas semanais.


Consulta pública sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência recebe contribuições até 16 de junho de 2023

Essa iniciativa tem como objetivo receber contribuições e sugestões do público em geral em relação ao texto apresentado.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 22/05/2023

Utilização da toxina botulínica por fisioterapeutas é oficialmente reconhecida pelo Coffito

Com Acórdão do Coffito, fisioterapeutas podem utilizar essa técnica com respaldo legal e normativo, seguindo critérios rigorosos para garantir a segurança dos pacientes/clientes e a qualidade dos procedimentos


O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) oficializou o reconhecimento da utilização da toxina botulínica por fisioterapeutas por meio do Acórdão nº 609, assinado em 11 de maio de 2023, e publicado no Diário Oficial da União em 17 de maio de 2023.


Para garantir a segurança dos pacientes/clientes, o Coffito estabeleceu critérios específicos e de alta qualidade para os fisioterapeutas atuarem nessa área. Um dos principais critérios é a recomendação do Coffito de que apenas profissionais especialistas, com título reconhecido pelo Conselho, possam utilizar a toxina botulínica.


Conheça alguns dos critérios definidos pelo Coffito:


  • Formação específica para fisioterapeutas utilizarem a técnica


É necessário que os fisioterapeutas obtenham formação em cursos de capacitação reconhecidos pelo Coffito, com carga horária mínima de 50 horas para o uso da toxina botulínica na área da especialidade de Fisioterapia Dermatofuncional, e de 70 horas para o uso da toxina botulínica na área da especialidade de Fisioterapia Neurofuncional.


  • Conteúdo obrigatório dos cursos de formação


Os cursos de formação devem abranger conteúdos teóricos, como bases anatomofisiológicas, conceitos da toxina botulínica e seus subtipos, mecanismo de ação, efeitos clínicos, indicações, avaliação clínica fisioterapêutica ou cinético-funcional, modos de aplicação, contra indicações, cuidados pré e pós-aplicação, manejo de intercorrências, eventos adversos e complicações, normas de biossegurança e termo de consentimento.


  • Estrutura para formação prática adequada


Os cursos de capacitação devem incluir um período mínimo equivalente a 60% de prática presencial supervisionada, com uma recomendação de até 6 alunos por supervisor. O treinamento prático envolve o uso de modelos sintéticos, como bonecos e gel balístico, entre outros.


  • Apresentação de documentos obrigatórios


O fisioterapeuta deve apresentar os documentos obrigatórios para apostilamento junto ao Crefito de seu estado/região. O profissional estará apto a exercer e divulgar o procedimento somente após a análise dos documentos e o deferimento do Crefito.


Conselho Federal recomenda que apenas especialistas utilizem a toxina botulínica


É altamente recomendado que apenas profissionais especialistas, reconhecidos pelo Coffito, utilizem a terapia regulada pelo Acórdão, após obterem formação específica em cursos de capacitação. O uso da substância por profissionais não especialistas pode ser considerado como condição agravante em casos de processos ético-disciplinares decorrentes de intercorrências relacionadas à utilização da toxina botulínica.


Para conhecer todos os critérios estabelecidos pelo Coffito para a utilização da toxina botulínica por fisioterapeutas, recomendamos a leitura do Acórdão Coffito nº 609, de 11 de maio de 2023, na íntegra. Você pode acessá-lo pelo link abaixo:


https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/acordao-n-609-de-11-de-maio-de-2023-483655642