Últimas Notícias

Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


COFFITO estabelece necessidade de formação profissional específica em Integração Sensorial de Ayres (ISA)

Formação no método deve ser feita por meio de curso teórico-prático com carga horária mínima de cem horas.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 24/08/2023

Comissão de Assuntos Parlamentares do Crefito-3 vai a Brasília acompanhar a tramitação do projeto de lei do piso salarial

O parecer da relatora da Comissão de Saúde, deputada Iza Arruda (MDB-PE) - que é fisioterapeuta -, já está concluído. O presidente da Comissão, deputado Zé Vitor (PL-MG) pautou a votação do relatório para o dia 30 de agosto.

A Dra. Renata Mazetti, coordenadora de fisioterapia da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do Crefito-3, e a Dra. Fernanda Ribeiro, coordenadora da CAP da Terapia Ocupacional, estiveram em Brasília para acompanhar de perto o andamento do Projeto de Lei (PL) 988/2015, que estabelece o piso salarial nacional para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.


De acordo com a Dra. Renata Mazetti, o parecer da deputada Iza Arruda - relatora do PL na Comissão de Saúde - já está pronto e aguarda a análise e votação. E, em um passo significativo rumo à realização desse objetivo, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Zé Vitor (PL-MG), definiu a data de votação do relatório para o próximo dia 30 de agosto.


“A deputada Iza Arruda e o deputado Zé Vitor têm sido aliados importantes na jornada do PL 988/2015. A preocupação da deputada em fazer de sua relatoria a mais consistente possível, e a disposição do deputado em pautar a votação, demonstram o comprometimento com a causa e o entendimento da relevância dessas mudanças para os profissionais da terapia ocupacional e da fisioterapia”, acredita Dra. Fernanda Ribeiro.


Saiba mais sobre o processo de tramitação do PL


Em 2022, o PL nº 1731/2021, que estabelece o piso salarial nacional de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, foi aprovado no Senado Federal.


Como esse PL exige dupla tramitação, ele foi enviado para a Câmara dos Deputados, onde passou a tramitar sob o número 988/2015. 


A tramitação na Câmara dos Deputados exige que o PL passe por algumas Comissões: Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Comissão de Finanças e Tributação; Comissão de Saúde e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A primeira Comissão por onde tramita o PL é a Comissão de Saúde.


Durante esse trajeto pelas Comissões, caso o PL receba alguma emenda ou alteração, o texto volta para o Senado. Caso nada seja alterado no texto, o PL segue direto para a sanção do presidente da República.