Imagem da notícia

Publicado em: 08/02/2024

Coffito atualiza valor do Coeficiente de Valoração (CV) para precificação de procedimentos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em 2024

O CV é o parâmetro para definir os valores do referencial nacional de remuneração dos procedimentos fisioterapêuticos (RBPF) e terapêutico ocupacionais (RNHTO). O valor da CV em 2024 é R$ 0,79

O Coffito divulgou a atualização do valor do Coeficiente de Valoração (CV) para os procedimentos de Fisioterapia em 2024. O CV também se aplica ao cálculo dos procedimentos de Terapia Ocupacional. Este ano o valor da CV corresponde a R$ 0,79.


A atualização se baseou na variação do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – IPC/FIPE, no acumulado entre janeiro e dezembro de 2023. 


O que é o CV? 


O Coeficiente de Valoração (CV) é o valor (em Reais) que deve ser multiplicado pelo valor de referência para o custo geral de diferentes procedimentos da Fisioterapia, elaborados após estudos do Coffito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esse estudo resultou na elaboração do Referencial Brasileiro de Procedimentos Fisioterapêuticos (RBPF). 


Para a Terapia Ocupacional, o valor do CV deve ser multiplicado pelo valor de referência para o custo geral de diferentes procedimentos da Terapia Ocupacional, elaborados após estudos da Comissão do Referencial Nacional de Honorários da Terapia Ocupacional (RNHTO). 


Como utilizar o CV?

Para que o profissional tenha um parâmetro dos preços dos procedimentos em Reais, o valor do CV deve ser multiplicado pelo valor correspondente no RNPF ou no RNHTO.


Para cada procedimento é possível a variação de 20% para menos, considerando as características econômicas de cada região do Brasil. 


Em atendimentos onde o fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional sejam especialistas com título chancelado  por sua associação e reconhecido pelo Coffito, a precificação terá um acréscimo de 20% em seu valor. 


Os profissionais podem, ainda, acrescentar 50% sobre o valor do Referencial nos procedimentos de urgência e emergência realizados no período das 19h às 7h do dia seguinte, e 100% em qualquer horário de domingos e feriados, conforme previsto na legislação trabalhista e nos Acordos Coletivos de Trabalho.


Clique aqui e veja os valores (já convertidos em Reais) do RBPF 2024.


Para conhecer as Resoluções referentes aos Referenciais de Procedimentos, acesse:


Fisioterapia:

https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=2353


Terapia Ocupacional
https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=3392