Imagem da notícia

Publicado em: 08/02/2024

Em Osasco, reunião de representantes do Crefito-3 com vereadora tem na pauta solicitação de apoio às demandas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional

Em visita ao gabinete da vereadora Juliana Curvelo foi solicitado apoio a projetos de lei de interesse das profissões e requerida Moção de Apoio à abertura de cursos de graduação de Terapia Ocupacional

No dia 07 de fevereiro de 2024, representantes do Crefito-3 participaram de reunião na Câmara Municipal de Osasco, no gabinete da vereadora Juliana Curvelo (PSOL-SP). Junto à vereadora Juliana, também participou da reunião Higor Andrade, co-vereador pelo PSOL-SP - ambos representando a Mandata Coletiva e Popular AtivOz.


Estiveram na reunião a Dra. Renata Mazetti, conselheira suplente e coordenadora da Comissão de Assuntos Parlamentares de Fisioterapia (CAP) do Crefito-3; o Dr. Ari Alves, conselheiro suplente do Crefito-3, e o Dr. Selmo Mendes, delegado e Assessor Institucional do Crefito-3.


O encontro teve como pauta principal a aproximação parlamentar entre o Crefito-3 e a vereadora Juliana Curvelo. Durante a reunião, os representantes do Crefito-3 apresentaram o trabalho realizado pelo Conselho e destacaram a importância da colaboração entre a entidade e os parlamentares municipais.


Apoio a projetos de lei


Um dos pontos discutidos foi o projeto de lei que propõe a presença obrigatória de fisioterapeutas nas maternidades (PL estadual 1294/2023), visando garantir um cuidado adequado às gestantes e recém-nascidos. Além disso, foi apresentado o projeto de lei que prevê a presença de fisioterapeutas 24 horas nas Unidades de Terapia Intensiva (PL estadual 137/2020), com o intuito de assegurar um atendimento contínuo aos pacientes em estado crítico.


Também foi solicitado o apoio da vereadora Juliana Curvelo em relação ao PL 988/15, que busca estabelecer um piso salarial nacional para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. 


Além de solicitação de apoio aos PLs, foi requerida à vereadora uma Moção de Apoio à abertura de novos cursos de graduação em Terapia Ocupacional, assim como projetos de lei específicos para o município de Osasco, visando promover avanços na assistência à população de Osasco e valorização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.