Últimas Notícias

CREFITO-3 EDUCA #89: Inovação em Saúde: Gameterapia e Realidade Virtual no Contexto Hospitalar


Crefito-3 prestigia profissionais com solenidade de entrega da Documentação Profissional

Cerimônia será realizada em 19 de julho; participação exige inscrição prévia


Câmara aprova PL que garante o acesso da pessoa idosa ao tratamento fisioterapêutico e terapêutico ocupacional no SUS


Reconhecimento da Especialidade de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares

Em 8 de julho de 2013, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconheceu e disciplinou a Especialidade de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares.


Sede e Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento no dia 9 de julho


CREFITO-3 firma Termo de Cooperação Técnica com o município de Tanabi (SP) para fortalecer a assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O CREFITO-3 recebeu o secretário municipal de Saúde de Tanabi (SP), Lucas Tadeu Pereira Michelini, para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. O documento foi formalizado pelo presidente do Conselho, Dr. Raphael Ferris.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 20/02/2024

Portaria Crefito-3 estabelece as diretrizes para atuação dos terapeutas ocupacionais no contexto hospitalar

Documento destaca importância da assistência terapêutica ocupacional por no mínimo 12 horas/dia.

O presidente do Crefito-3, Dr. Raphael Ferris, assinou, no dia 2 de fevereiro de 2024, a Portaria Crefito-3 nº 26, que estabelece as diretrizes para o exercício profissional do terapeuta ocupacional no contexto hospitalar.


A Portaria destaca, em seu artigo 1º, a importância da assistência terapêutica ocupacional por no mínimo 12 horas/dia nas unidades hospitalares, visando a proteção, promoção, prevenção, recuperação e cuidados paliativos do indivíduo e da coletividade.


Entre os pontos abordados, destaca-se a competência do terapeuta ocupacional em avaliar demandas terapêuticas, desenvolver perfil ocupacional centrado no cliente/paciente/usuário, integrar planos de cuidado multiprofissionais e realizar treinos de estimulação cognitiva.


A Portaria do Crefito-3 define áreas de atuação, como atenção intra-hospitalar, extra-hospitalar oferecida pelo hospital e atenção em cuidados paliativos. Além disso, ressalta a importância da orientação aos familiares, acompanhantes e/ou cuidadores no momento da alta.


Para conhecer o texto integral da Portaria nº 26, clique aqui.