Últimas Notícias

Coffito atende à solicitação do Crefito-3 e valor da anuidade permanece congelado em 2025

Conquista! Isenção da Anuidade PF para “Sócio” de Sociedades Limitadas Unipessoais (SLU) ou Empresas Individuais (EI), mediante envio de requerimento até 20 de janeiro


Profissionais da Saúde que atuam como Pessoa Física deverão emitir recibos por meio do “Receita Saúde”, em 2025

A Receita Federal determinou que, a partir de 2025, profissionais de saúde que atuam como pessoa física serão obrigados a emitir recibos por meio do “Receita Saúde”, um sistema de emissão e controle de recibos desenvolvido pela Receita Federal.


Crefito-3 Informa Recesso de Fim de Ano


Lei aprovada no Guarujá valoriza a atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Lei destaca o dia 13 de outubro para homenagear profissionais e realizar eventos que valorizem as profissões


Coffito Concede Isenção da Anuidade PF para Empresas Registradas como SLU

O Conselho Federal atendeu ao pedido do Crefito-3, promovendo uma conquista histórica para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais empreendedores.


ANS firma parceria para consolidar modelos de remuneração baseados em valor na saúde

CREFITO-3, COFFITO, CREFITO-4 E IBRAVS participaram de Acordo de Cooperação Técnica que busca induzir modelos de remuneração baseados em valor.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 30/11/2024

Crefito-3 realiza 2ª edição do CONFITOSP 24, o maior congresso da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional do estado de São Paulo

Evento acontece no Pro Magno Centro de Eventos em São Paulo, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, e reúne centenas de profissionais, estudantes de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.

Neste sábado, dia 30 de novembro, o Crefito-3 realiza a segunda edição do maior congresso da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional do estado de São Paulo, o CONFITO SP 24.  O evento gratuito foi realizado no Centro de Eventos Pro Magno, e também acontece no domingo, dia 1º de dezembro, reunindo centenas de estudantes de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, parlamentares, presidentes e autoridades do Sistema COFFITO/Crefitos, membros de associações, coordenadores de cursos de ensino em Fisioterapia e Terapia Ocupacional e profissionais de renome, como a fisioterapeuta Professora Dra. Amélia Pasqual Marques. 


Participaram da Solenidade de Abertura o Dr. Sandroval Francisco Torres, Presidente do COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), Presidente do Crefito-3, Dr. Raphael Martins Ferris, Dra. Jane Suelen Silva Pires Ferreira, Diretora-Secretária do Crefito-3, Dra. Patrícia Rocha, Vice-Presidente do Crefito-3, Dr. Thiago Marraccini Nogueira da Cunha, Conselheiro do Crefito-3, e o vereador do município de São Paulo Marcelo Messias (MDB-SP).


Em sua fala, Dra. Jane Suelen Ferreira, Diretora-Secretária do Crefito-3, destacou alguns trabalhos da gestão. “Nessa gestão, a gente vem trabalhando intensamente para fortalecer a nossa profissão e elevar a qualidade do serviço que é levado à sociedade. Este congresso reflete um dos pilares centrais do nosso trabalho nesses últimos quatro anos, que é a tríade que integra gestão, cumprimento de leis e a prática baseada em evidência.”


Dra. Patrícia Rocha, Vice-Presidente do Crefito-3, saudou os presentes “Aproveitem, criem conexões, aprofundem e conheçam coisas, pensem bem quais as potências que tem cada estratégia de cuidado da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. De fato, hoje temos mesmo é que celebrar, se aproximar um do outro e reconhecer o quão somos incríveis.”


Em sua fala, o Presidente do COFFITO, Dr. Sandroval Torres destacou aos acadêmicos presentes no evento a importância da escolha de um curso universitário.  “A decisão por um é fundamental na nossa vida. Parabéns a vocês por terem escolhido as duas melhores profissões do Brasil, sem dúvida nenhuma. A gente não pode perder o contato, a gente precisa recuperar a credibilidade nas nossas instituições. A gente precisa resgatar o orgulho de ser fisioterapeuta, o orgulho de ser terapeuta ocupacional e entender que nós temos limites, regras. Mas nós somos imparáveis.” 


Dr. Raphael Ferris, Presidente do Crefito-3 saudou os presentes e elogiou a programação científica elaborada pelos organizadores do congresso para compor os dois dias de evento e destacou alguns pontos importantes da gestão nos últimos quatro anos. “Durante toda nossa gestão nós temos um apelo muito grande pelo apoio à gestão, ao empreendedorismo. Não existe emprego e renda sem empresa pública ou privada. São Paulo, durante alguns anos, realizou diversos estudos técnicos para validar a isenção da anuidade para a pessoa jurídica. Com menos de cem dias de gestão, o Colegiado do COFFITO aprovou a isenção da anuidade de pessoa jurídica para as empresas unipessoais e, a partir do ano que vem nós temos uma demanda do estado de São Paulo atendida pelo Federal. A gente precisa reconhecer que não há crescimento da profissão, desenvolvimento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional sem normas que  façam um diálogo pragmático com a realidade que a gente tem. Temos milhares de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais empreendedores que serão atendidos com essa nova iniciativa que o COFFITO lançou recentemente.” 


Dr. Raphael também destacou a necessidade e importância da construção política. “Política numa lógica de Aristóteles, de construção de algo, de pensar a cidade, de pensar uma profissão, de pensar um sistema. Não se faz sem pessoas públicas. A gente precisa de gestores capacitados, a gente precisa de parceiros e apoiadores que façam com que as demandas das nossas profissões sejam atendidas no Poder Legislativo e no Poder Executivo. A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional precisam ter seus direitos e prerrogativas constituídas por lei. Somos quase meio milhão no Brasil, mais de cem mil no estado de São Paulo. A gente precisa ter uma construção normativa, a gente precisa ter uma legislação que ampare o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional e essas parcerias fizeram com que nós conseguíssemos aprovar algumas dezenas, apresentar projetos de leis e aprovar algumas dezenas de leis no estado de São Paulo num intervalo muito curto, dando destaque para a lei que garante a presença do fisioterapeuta por 24 horas na Unidade de Terapia Intensiva. A gente precisa tratar as nossas profissões nos lugares em que elas estão e para que a gente cresça, precisamos dessas parcerias.” 


Homenagem à Dra. Amélia Pasqual 

Ao final da Solenidade de abertura, a Professora Dra. Amélia Pasqual Marques foi homenageada por sua imensa contribuição científica e dedicação que proporcionou à Fisioterapia e à formação de tantos fisioterapeutas no Brasil. Um vídeo com relatos de outros colegas, contando a trajetória da profissional, foi transmitido na cerimônia e destacou a pessoa de Dra. Amélia, que também recebeu do Dr. Raphael Ferris e da Dra. Jane Ferreira um buquê de flores e uma placa de homenagem do Crefito-3. Os trabalhos científicos premiados no CONFITOSP 24 receberão  o título de premiação “Profa. DRa. Amélia Pasqual Marques”