Últimas Notícias

Crefito-3 EDUCA #137: Estratégias de Educação de Pacientes para Melhora de Desfechos Clínicos


Crefito-3 realiza conferência sobre o protagonismo negro na ciência

Evento do Crefito-3 promove reflexões sobre protagonismo negro, equidade racial e práticas antirracistas na formação, na ciência e no exercício profissional


RESUMO SEMANAL

Isenção da Anuidade para doenças graves, Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais, agenda de eventos, e muito mais…


Justiça valida atuação de fisioterapeutas em perícias no Pará

Decisões do Judiciário paraense asseguram prerrogativa profissional na esfera técnica


Coffito abre Consulta Pública do Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais

Participação da categoria é necessária para a melhor construção do RBPTO. Prazo para contribuir é até 30 de novembro de 2026


Vai precisar de algum serviço do Crefito-3? Antecipe suas solicitações até 28 de outubro

A migração para a plataforma Implanta prevê a suspensão temporária de serviços entre 29 de outubro e 8 de novembro. O novo sistema tem disponibilização prevista para 9 de novembro.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 11/08/2015

Campanha vai mapear casos de hanseníase e outras doenças nas escolas

O Ministério da Saúde está em campanha para mapear casos de hanseníase, tracoma e verminose em crianças e adolescentes de até 14 anos. Segundo a pasta, agentes comunitários de saúde e equipes do Programa Saúde da Família vão fazer busca ativa em 45 mil escolas de 2.290 municípios em todos os estados e no Distrito Federal.

A recomendação do governo era ter uma semana de mobilização para a terceira Campanha Nacional de Hanseníase, Geo-helmintíases e Tracoma, começou ontem, mas, por questões logísticas, em alguns lugares a ação terá início em outra data. No Distrito Federal, por exemplo, começa no dia 17 e vai até o dia 21 de agosto.

Para o diagnóstico da hanseníase, as escolas enviarão fichas com o desenho do corpo humano para que os pais ou responsáveis marquem onde as crianças têm qualquer tipo de machas na pele, para serem avaliadas pelas equipes da atenção básica. Caso uma criança seja diagnosticada com a doença, a equipe de saúde vai investigar se pessoas próximas a ela também estão doentes.

A estimativa do governo é avaliar mais de oito milhões de crianças e adolescentes. A campanha, que está na terceira edição, também pretende reduzir a carga das verminoses, que causam anemia, dor abdominal e diarréia, com o uso de vermífugo preventivo. Esses parasitas podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança. A busca por casos de tracoma, doença inflamatória que pode causar problemas no olho, será em cerca de 580 municípios.
Na edição do ano passado desta campanha, dos 5,6 milhões de estudantes que receberam as fichas, 4,1 milhões responderam. Destes alunos, 5,6% (231.247) foram encaminhados às unidades de saúde para esclarecimento do diagnóstico e 354 crianças foram diagnosticadas com hanseníase, representando 0,15%.
Além das crianças, foram diagnosticadas 73 pessoas próximas delas com hanseníase.

Em 2014, o Ministério da Saúde registrou 31 mil casos novos da doença, com coeficiente de detecção de 15,32/100 mil habitantes. As áreas de maior número de casos estão concentradas em Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Com informações da Agência Brasil