Últimas Notícias

Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


COFFITO estabelece necessidade de formação profissional específica em Integração Sensorial de Ayres (ISA)

Formação no método deve ser feita por meio de curso teórico-prático com carga horária mínima de cem horas.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 04/02/2016

Vestidos de rosa, manifestantes chamam atenção para o Dia Mundial do Câncer

O verde do gramado em frente ao Congresso Nacional deu espaço para o rosa na manhã desta quarta-feira (3). A fim de marcar o Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, a ONG Recomeçar, com a participação da Procuradoria da Mulher do Senado, cuja titular é a senadora Vanessa Grazziontin (PCdoB-AM), liderou a formação de um laço humano para chamar a atenção para a doença.

Falta de informação e de prevenção adequada continua sendo fator decisivo para mortes que poderiam ser evitadas, conforme relata Edelvais Jeker, de 62 anos. A luta dela contra o câncer de mama começou cedo, aos 17 anos. Depois disso, ela venceu outras duas investidas do tumor.

- A doença se desenvolve rápido. Eu tive acesso imediato ao tratamento pela rede particular. Mas e as mulheres da rede pública que demoram seis meses para uma consulta, um ano para biópsia e mais um ano para a cirurgia? Elas morrem, principalmente as mais jovens, que costumam ter câncer mais agressivos - lamentou Edelvais, que disse não ter dúvida de que, se tivesse feito seu tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estaria morta.

A luta de Edelvais Jeker inspirou a filha dela, Joana, para criar a ONG Recomeçar - Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, que defende uma ampla campanha de conscientização.

- Ainda existe muito tabu, medo e preconceito em relação à doença. E isso mata - lastimou.

Ela também reclamou do descumprimento da lei que assegura aos pacientes com câncer o início do tratamento em no máximo 60 dias após a inclusão da doença em seu prontuário no Sistema Único de Saúde.

Para marcar o Dia Mundial do Câncer, foi lançada campanha global Nós podermos. Eu posso, que explora 20 ações para salvar vidas, alcançar mais igualdade nos cuidados da doença e tornar a luta contra o câncer uma prioridade.

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) instalou no Salão Azul do Senado um painel para que parlamentares, servidores e visitantes deixem mensagens e sugestões sobre como as pessoas podem agir no combate à doença. As contribuições podem ser feitas hoje e amanhã.

Com informações do Senado