Imagem da notícia

Publicado em: 24/11/2016

Audiência debate PL que estabelece obrigatoriedade de oferta de fisioterapia para pacientes idosos

Propostas contemplam instituições públicas e privadas

Dois  Projetos de Lei (PL 373/2016 e PL 374/2016), de autoria do vereador paulistano Ari Friedenbach (PHS-SP) querem tornar obrigatória a oferta de assistência de Fisioterapia em estabelecimentos públicos e privados de saúde que prestem serviços de atenção, guarda, repouso, cuidados ou internação para a população idosa na capital paulista.

Em sua justificativa para apresentação do Projeto de Lei, o vereador defende que "para quem já passou dos 60 anos, o trabalho de um fisioterapeuta ajudará na adequação do mobiliário, a lidar com as dificuldades motoras, respiratórias e até quedas recorrentes. O resultado dessa atuação é a melhora significativa da qualidade de vida e redução de custos".

Audiência pública debateu o tema

A Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa realizou, no dia 18 de novembro, audiência pública para discutir os Projetos de Lei.  As propostas foram defendidas pelos participantes da audiência pública. A Conselheira do Crefito-3, Drª  Renata Rocha defendeu na audiência pública os benefícios da atividade para idosos. “A maioria dos pacientes que atendo é da terceira idade e percebo a melhora da qualidade de vida para eles, porque eles deixam de sentir dor, com isso procuraram menos o médico e os gastos com saúde pública são menores”, argumentou.

Dr. Elias Ferreira Porto, diretor-tesoureiro do Crefito-3, também se posicionou favorável aos Projetos de Lei. “Ambos são de suma importância e esperamos que sejam aprovados pelos vereadores  sancionado pelo prefeito,  para beneficiar milhões de pessoas”.

Até 2060, País terá 60 milhões de idosos

O Brasil, atualmente, tem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 65 anos. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até 2060 a população nessa faixa etária deve quadruplicar.

O vereador Ari Friedenbach sinalizou para a importância dessas medidas. “Vou me empenhar para que essas propostas sejam aprovadas e para que o prefeito olhe com atenção para esses projetos. Estamos falando de qualidade de vida e redução de custos para o poder público. Ao fazer fisioterapia, evita-se que o idoso seja internado e isso mostra o quanto é fundamental esse tipo de atendimento nas unidades públicas e privadas”, disse.

| Com informações da Câmara Municipal