Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 19/01/2017

Nota de Repúdio a programa da Rede Globo de Televisão

"Fantástico" apresentou repórter com paralisia facial e afirmou que fisioterapia seria ineficiente para o caso

nota de repúdio

No último domingo, foi veiculada pela emissora Globo, no seu programa Fantástico reportagem intitulada Paralisia Facial atinge 80 mil por ano.  

O programa dominical de grande audiência, apresentou a repórter Gabriela Palhano, acometida por paralisia facial, confundindo-se entre repórter e paciente, e veiculou o tratamento a que esta foi submetida na Holanda, afirmando que os tratamentos fisioterapêuticos tradicionais seriam ineficientes. 

A imagem da Fisioterapia foi maculada de forma grave, bem como o prestígio dos profissionais fisioterapeutas, já que a matéria veiculada não apresenta qualquer referência científica, prevalecendo a subjetividade. 

A reportagem trouxe pouco ou nenhum esclarecimento, equivocadamente sugerindo a desnecessidade de acompanhamento e tratamento por profissional da área de Fisioterapia, respeitando-se as especificidades de cada caso. 

Além de inverídica, tal sugestão contraria o que encontramos na literatura científica da Fisioterapia, em que se demonstram resultados satisfatórios nos tratamentos de paralisia facial em pesquisas nacionais e internacionais, realizadas por profissionais da área. 

Pela reportagem foi relegado a segundo plano todo o envolvimento de um trabalho multidisciplinar. Ocorre que na maioria dos casos, a paralisia facial se dá por lesão periférica (anatômica ou funcional) do nervo facial, pois sua estrutura foi danificada e o seu restabelecimento deve ser prescrito e executado pelo Fisioterapeuta, profissional qualificado e competente para avaliar e ministrar o tratamento adequado. 

O CREFITO-3, vem, expressamente, manifestar seu repúdio ao conteúdo veiculado pela emissora. 

O fisioterapeuta é profissional competente para buscar todas as informações que julgar necessárias no acompanhamento evolutivo do tratamento do paciente sob sua responsabilidade, recorrendo a outros profissionais da Equipe de Saúde, através de solicitação de laudos técnicos especializados, como resultados dos exames complementares, a eles inerentes. (Art. 30, Resolução COFFITO nº 80/87). 

Desta feita, o CREFITO-3 manifesta seu expresso repúdio à forma como foi apresentada a Fisioterapia, como algo desnecessário e supérfluo, esclarecendo que não se quedará inerte em face do grave fato acima descrito. 

Para maiores esclarecimentos consulte um fisioterapeuta especialista.

DR. JOSÉ RENATO DE OLIVEIRA LEITE

PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREFITO-3