Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 24/01/2017

Fortalecendo a atuação da Terapia Ocupacional na atenção psicossocial

Câmara Técnica de Saúde Mental do Crefito-3 pretende fortalecer e consolidar o trabalho do terapeuta ocupacional no campo da atenção psicossocial

A inserção do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental é muito significativa, seja nas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS); nos CAPS; enfermarias; conselhos gestores; gestão de serviços e em tantos outros espaços onde os profissionais da Terapia Ocupacional têm se destacado em exemplos de boas práticas para a atenção à população.

A Câmara Técnica de Saúde Mental do Crefito-3, instaurada em dezembro de 2016, trabalha para fortalecer e consolidar a posição da Terapia Ocupacional, e para que sua atuação seja significativa não apenas dentro dos equipamentos voltados à saúde mental, mas também na própria construção das políticas públicas da área.

Composta pelas terapeutas ocupacionais Drª Cristina Quaggio e Drª Jamile Albiero, a Câmara Técnica de Saúde Mental do Crefito-3 tem como objetivos apoiar e fomentar as boas práticas no campo da saúde mental. Nessa busca, conta com o apoio e parceria das entidades representativas da categoria e também do Conselho Nacional de Saúde.

Para as coordenadoras da Câmara Técnica, são muitas as demandas da área que exigem atenção. Dentre elas, destacam a necessidade de definição clara das práticas que são prerrogativas da Terapia Ocupacional. Para isso, compreendem a necessidade de envolvimento dos Conselhos Gestores, a busca pelas boas práticas em saúde mental e um olhar para a integralidade do cuidado.

Outro campo em que a Câmara Técnica irá centrar esforços é o estímulo à produção de conhecimento das práticas de Terapia Ocupacional em Saúde Mental. Existe a compreensão de que, sem pesquisa, a definição de indicadores que subsidiem as boas práticas não avança. Para os membros da Câmara Técnica, o profissional deve ter uma postura ativa na busca pela excelência - e isso passa pela produção de conhecimento e pesquisa.

“Não queremos apenas discutir a temática, mas, sim, construir coletivamente estratégias de enfrentamento para as demandas da área de saúde mental para a terapia ocupacional”, declara Drª Jamile Albiero.

 

Conheça todas as propostas da Câmara Técnica de Saúde Mental acessando o site do Crefito-3 em Movimento http://www.crefito3.org.br/dsn/movimento/saude.asp