Imagem da notícia

Publicado em: 08/02/2017

Crefito-3 participou de reunião na OAB SP para discutir gestão pública e assistência psicossocial na Cracolândia

Para vice-presidente do Crefito-3, a complexidade de uma política pública voltada para a Cracolândia vai além do acolhimento à pessoa doente

A convite do presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, o Crefito-3 e representantes de Conselhos profissionais de diferentes categorias em São Paulo, participaram de uma primeira reunião para a formação de um grupo que conhecerá as propostas da prefeitura da capital para a Cracolândia, e  que contribuirá na discussão desse projeto. A Cracolândia é a região da capital paulista conhecida por concentrar consumidores de drogas, com destaque para o uso do crack.

Convidado pelo prefeito João Dória, o presidente da OAB recebeu dados de um estudo sobre a região, e compreendeu ser necessário o envolvimento dos Conselhos profissionais da área da saúde e urbanismo para construir propostas que solucionem os problemas daquela região, contemplando os aspectos jurídico, da saúde e da dignidade humana.

O vice-presidente do Crefito-3, o terapeuta ocupacional Adriano Conrado Rodrigues, compreende que as experiências de políticas públicas anteriores devem ser termômetro para que boas práticas sejam construídas e se consolidem pela excelência efetiva frente aos objetivos propostos na abordagem a essa vulnerável parcela da população. “Entendo, ainda, que a complexidade de uma política pública para a Cracolândia vá além do acolhimento à pessoa doente. Envolve saúde e educação na base da formação do cidadão, no campo psicossocial e gerenciamento da vida cotidiana, o que não ocorre sem a presença do terapeuta ocupacional”, defende o vice-presidente do Crefito-3.

Uma nova reunião com os Conselhos será convocada em breve pela OAB-SP, com a participação de um representante da Prefeitura de São Paulo, para apresentação das propostas do prefeito.

Na foto, a partir da esquerda: Sonia Frugoli, presidente da Especial de Estudos sobre Educação e Prevenção de Drogas e Afins da OAB SP; Fabíola Braga Mattozinho, presidente do Coren-SP; Mauro Aranha, presidente do Cremesp; Marcos da Costa, presidente da OAB SP; Adriano Conrado Rodrigues, vice-presidente do Crefito-3;Guilherme Peres Messas, coordenado da Câmara Técnica de Psiquiatria do Cremesp; Aristeu Bertelli da Silva, presidente do CRP-SP  e Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belezza, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo

Crédito da foto: Assessoria de Comunicação da OAB SP